terça-feira, 12 de agosto de 2014

Votar com os pés

No passado dia 6, o professor e fundador do Fórum Democracia e Sociedade, Rui Nunes, escrevia sobre a classe dirigente que deve ser "exemplo para a sociedade" (concordo). Porém, fiquei a pensar, no que declarou também: " os portugueses têm de ser muito mais exigentes. (...) só através de eleitores mais exigentes é que uma nova cultura política será uma realidade".
Eu pergunto: como podemos ser eleitores ainda mais exigentes? O que fazer? Pelo voto parece que não vamos lá... não tem sido suficiente irmos votar.
Por seu turno, Paulo Trigo Pereira, dias depois, num artigo intitulado «Portugal em mudança: da decadência ao progresso?», sublinha a evidência a que todos chegamos: o nosso país "encontra-se ainda em estado crítico". Mencionando Hirschmann, o professor do ISEG/ULisboa afirma algo fundamental:" quando os cidadãos não conseguem fazer valer a sua voz, votam com os pés [sair do município ou do país]. Os jovens emigrantes de hoje estão a votar com os pés."Pergunto com Trigo Pereira: 
Como muda um país ? Quanto tempo demora um país a mudar? Que possibilidades de regeneração para este país?"
Numa conversa ao almoço com familiares e debatendo este tema a maioria não acredita na mudança de mentalidade dos nossos governantes. Eu, otimista, contrariava as suas posições: isto vai mudar. 
Num país que encanta estrangeiros
 e nos encanta a nós portugueses onde reina a paz, o excelente clima, a simpatia e o valor desmentível deste povo eu quero acreditar que isto vai mudar porque tem que ser!!
Votar com os pés ...tudo menos sair!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.