domingo, 7 de setembro de 2014

A caminho do fim.

                                                           
No início do século dezanove a demografia atingiu um bilião de pessoas. No início do seculo vinte dois biliões de pessoas, na segunda metade do mesmo seculo trés biliões de pessoas, quatro biliões a partir de 1975, cinco biliões em 1987, no final do seculo vinte atinje-se os sete biliões.
Segundo as estimativas, a este ritmo de crescimento, até ao final do século vinte e um atinje-se o astronómico número de onze biliões de pessoas.
Segundo estudos científicos, calcula-se que já tenham vivido no planeta terra cento e seis biliões de pessoas.
A população esta em explosão demografica desde a revolução industrial (Inglaterra, final do século dezoito).
O continente asiático lidera com a maior concentração de habitantes.
Hà mais de um bilião de pessoas jovens (15 aos 25 anos).
Avanços da ciencia e melhoria das condições sociais tem aumentado a longevidade das pessoas, principalmente nos países mais desenvolvidos.
Á varias décadas que o numero razoavel de habitantes no planeta terra foi largamente ultrapassado, o nosso mundo não tem dimensões de albergar uma espécie que se multiplica desta forma desmesurada como a humana, não é possivel criar condições basicas de dignidade para todos, como a alimentação, emprego e habitação, a falta destas condições tem aumentado os conflitos sociais, a criminalidade, a miséria, os fluxos migratorios para os paises mais ricos.
O aumento acentuado da poluição atmosferica terrestre, fluvial, marítima, a extinção de milhões de seres vivos vegetais e animais, a destruição diária de enormes extensões de terras para o cultivo intensivo de alimentos e para a construção de gigantescos aglomerados populacionais, industriais e outras infraestruturas, o gasto desregrado dos recursos hídricos entre outros fatores, tem contribuido de forma drástica para a alteração do clima.
Os animais racionais (homo sapiens) são a espécie que mais alterou o mundo em que vive para sua comodidade e conveniência, conscientemente ou não.
Continuar com este comportamento suicida, significa destruir o que resta do ecossistema e da estrutura natural do planeta, a capacidade regeneradora da terra não consegue acompanhar o ritmo destrutivo que lhe estão a infligir.
Na década de cinquenta do seculo vinte criou-se a pilula anticoncecional, contribuiu para o abrandamento do cescimento da taxa de natalidade, principalmente nos países mais ricos, nos países pobres não se fez sentir, principalmente por razões financeiras, politicas e religiosas.
A alfabetização, o aumento da cultura geral dos povos, a informação através dos meios de comunicação social e dos organismos públicos, a implementação da contraceção, da estrelização, do aborto e de uma forma geral de todos os meios que possam reduzir a taxa de natalidade é absolutamente imprescindível.
A ignorancia tem cura, a estupidez não, em busca da sobrevivencia caminha-se para o holocausto, alterar comportamentos talvez evite o extreminio da nossa especie.

Atenção, a contagem decrescente decorre, o tempo urge, o relógio não para.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.