domingo, 7 de setembro de 2014

Contribuição fraterna - o que é?

Há dias, o humanista e popular Papa Francisco falou acerca da corrosiva bisbilhotice entre cristãos, o que já vem, pelo menos, desde os longevos anos da vida terrena de Jesus de Nazaré, talvez O mais clarividente ser desses idos tempos.
Então, bisbilhotar não é somente dos dias de hoje; tem sido o mesmo modo de pecar de sempre, pelo que se depreende que o homem leva milénios a emendar-se; a ser melhor; a ser solidário e fraterno, não evitando e não desejando a outrem aquilo que, para si, não quer.
Assim, na homilia de domingo, 7 de setembro, o mui ‘especial’ Padre Jorge, da paróquia de Mafamude, em VNGaia, falou de tudo isto, do que é a Igreja de Cristo, e deu elevado ênfase à ‘contribuição fraterna’ , em que todos devemos participar, a fim de plenamente ajudarmos o nosso semelhante. Isto é, não devemos falar (bisbilhotar) de fulano ou de sicrano, mas tão-somente falarmos pessoalmente, com recato alheio, - isto é contribuição fraterna – com fulano ou com sicrano.
Portanto, não devemos ser radicais, como, por exemplo, cortarmos a língua para não blasfemar ou bisbilhotar, mas simplesmente, então, fecharmos a boca para não pecarmos, proferindo vãs asneiras, que para nada de bom elas servem.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.