terça-feira, 23 de setembro de 2014

Por toda a razão que tenham devem ser mais reflectidos


Por toda a razão que tenham devem ser mais reflectidos
(DN, 22.09.2014, com outro título)

Sendo evidente que o ministro da Educação não está a conseguir lidar com o seu ministério, e antes de ser ministro, parecia, poder vir a fazer bem o lugar, o que de facto não tem acontecido. Claro que há menos dinheiro, há ordens da troika, há menos alunos, e muito mais indisciplinados, essencialmente dado os pais e mães terem medo de “mandar” nos filhos, logo é uma balda. E o País anda numa aflição, também nesta área, sendo que esta, é uma das essenciais para o futuro de um País.

E os professores sentem-se cada vez mais inseguros, e como as “coisas” não correm bem, fica-se em desespero. O problema sempre, nestes casos é que o professor além de “ser tem que parecer”. E os alunos pedem isso, para depois serem minimamente bem comportados nos espaços de ensino e para irem para lá aprender, o que parece em demasiados casos não estar a acontecer, e o problema já vem “arrastado” de casa. Para além de haver pais a insurgirem-se contra as indicações, necessárias, dadas pelos professores nos espaços de ensino!

 Se é compreensível este mal-estar dos professores, talvez seja indispensável mais contenção na forma de se expressarem, dado que se não houver cuidado, chegaremos a uma altura que será, ainda, muito mais difícil dar aulas, dado que a malta nova, com o sangue na guelra, e a tal falta de autoridade, hoje exacerbada, da maioria dos pais, vai piorar a indisciplina que já é existente, em demasia.

E as imagens que temos visto, e as televisões e outros meios de comunicação social adoram mostrar e remostrar, de reacções perante indicações superiores que não serão as mais esperadas e ambicionadas, mas  que serão menos exemplares, para quem depois vai querer manter ordem numa sala de aulas. Sempre o tal necessário, “ser e parecer”.

E claro que se o ministro da Educação não estará a fazer o que se espera deve ser feito, serão os tribunais a ter que resolver, para isso existem. E no futuro, o mais próximo possível, terá que se escolher outro, a ver se mais capaz.

Claro que em tudo precisamos de muito mais rapidez da Justiça, mas não devemos querer ser justiceiros por nossa conta, que resulta mal, num País que se quer mais civilizado. E se pais e mães terão que ser mais disciplinadores de filhas e filhos, sem medo de os traumatizar, os professores têm como profissão que satisfazer a sua parte, e isso ser sentido à séria pelos alunos, para valer, de facto.

E se têm razão nas queixas que apresentam e ninguém dúvida que tenham, talvez de facto sempre, sempre e intensamente na Justiça, até para prestígio próprio e para todos ajudarmos o País a dar a volta, se não há quem o consiga fazer onde está para tal. Talvez!! Ou não!!!!

Augusto Küttner de Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.