sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A derrocada da ponte 25 de Abril

Santana-Maia Leonardo - Público de 15-10-2014
0 SM 1.jpg
Imagine o leitor que numa certa cidade existia uma ponte pedonal e que o presidente da câmara, contra o clamor geral da Ordem dos Arquitectos, da Ordem dos Engenheiros, do Automóvel Clube de Portugal e do sindicato das obras públicas, decidia abrir a ponte ao tráfego automóvel e de veículos pesados. O que acha que aconteceria? Não me estou a referir ao facto de a ponte cair porque isso é a consequência óbvia de tão estúpida decisão, refiro-me ao que sucederia após a queda da ponte.
Imagine agora que o senhor presidente vinha pedir desculpa pela queda da ponte porque tinha confiado na palavra do vereador das obras de que a ponte aguentava. Quem acha que era o culpado da queda da ponte: o autarca que mandou construir a ponte pedonal ou o autarca que a abriu ao trânsito de veículos pesados?
E uma última pergunta: face à derrocada e à tragédia, acha possível não só o executivo manter-se em funções como também o vereador responsável pelos erros de cálculo continuar no seu posto a liderar os trabalhos de reconstrução da ponte?
Ora, o que se passou na Justiça, é muito mais grave do que a derrocada da ponte 25 de Abril (existem alternativas à travessia, ao contrário do que acontece com os tribunais), vai demorar muito mais tempo a reconstruir (dentro de dez anos ainda vamos a estar a sofrer e a pagar as consequências desta derrocada) e tem custos muito mais elevados (dava para construir várias pontes).
É, pois, extraordinário como os órgãos de comunicação social procuram desvalorizar o crime de lesa pátria que está a acontecer na Justiça portuguesa, chegando a colocá-lo ao mesmo nível do que se passou na Educação com o concursos de professores, como se as questões fossem sequer comparáveis, quer em extensão, quer em duração, quer em custos.
E alguma comunicação social chega mesmo a pôr a tónica apenas no funcionamento do Citius como se o problema ficasse resolvido logo que o Citius comece a funcionar. O Governo está a gastar uma fortuna (já gastou mais num mês do que iria poupar em 30 anos com o encerramento dos 40 tribunais) apenas para atamancar o problema mas daí a ficar resolvido vai uma longa distância de anos, de milhões de euros e de reformas da reforma.

2 comentários:

  1. Já há algum tempo, demasiado, que existem, no mesmo espaço, dois países. Um de autistas, - os governantes, e outro, onde há muitas pessoas atentas,- os governados. Isto não pode manter-se por muito mais tempo, porque, se assim for, é a ruína do país real.

    ResponderEliminar
  2. Já não sei que mais acrescentar para gritar a minha indignação sobre tudo de mau que os governantes estão a fazer e pensam continuar no mau caminho, sem haver um travão que lhes tolham os Passos e os tranque em Portas estanques até ao seu desaparecimento final.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.