quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A QUEDA DUM "GÉNIO"


Zeinal Bava, ex-CEO da PT e ex-CEO da Ói, vai com certeza ser um "case study" de gestores e economistas. Poucos subiram nas últimas décadas tão alto e tiveram uma queda tão brutal e súbita. Pelas notícias disponíveis nos media, parece ter caído em desgraça. Pode dizer-se que os motivos da sua queda estão justificados. Terá comprometido gravemente a estabilidade financeira da PT com um investimento de risco num "activo" do Grupo BES, accionista da PT. E agora a própria Ói retirou-lhe a confiança. Importa porém, como penso que se faz num acidente de aviação, verificar agora o porquê de este investimento ter ocorrido, quando um simples estudante de gestão ou economia, sabe que nunca se podem pôr os ovos todos no mesmo cesto. Estamos claramente perante um problema de governação, que neste caso foi muito má. Mas com certeza que não foi Bava sózinho que tomou a decisão. Os seus colegas da Administração devem (ou deveriam) ter participado numa decisão de tão grande responsabilidade. Os próprios orgãos de fiscalização da empresa deveriam ter sido notificados da decisão e da sua fundamentação. Sim, porque quando uma decisão como esta é controversa e pouco ética (refiro-me ao facto de uma empresa do grupo accionista estar interessado), nada melhor do que fazer participar o maior número possível de entidades. Ora pelo que julgo saber, a decisão terá sido tomada com o menor número de intervenientes possível, para sendo legítima de um ponto de vista estritamente jurídico, pudesse ao mesmo tempo ser discreta. Porque o segredo é a "alma do negócio"? Certamente que não, o segredo foi adoptado porque a decisão pareceu destinada a ajudar um accionista com problemas, e não a ajudar a PT. Ora aqui é que bateu o ponto. É possível enganar algumas pessoas durante algum tempo, mas não é nunca possível enganar toda a gente todo o tempo. E Bava mais Granadeiro tentaram o impossível, e a sua queda sendo brutal era inevitável, mais cedo ou mais tarde.

1 comentário:

  1. O problema nacional é que a praga de Bavas, meninos prodígios, que sendo goeses também ajuda, está disseminada pelas freguesias, pelos concelhos e pelos distritos.No final, os Bavas ficam ricos, porque auferiram chorudos proventos e o pagode está cada vez mais pobre. Estas é a realidade que não nos conforta.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.