sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Alabardas - de José Saramago



Acaba de ser lançado a público e a título póstumo o livro Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas, título completo, o qual não é mais nem menos de que um pequeníssimo trecho da obra Exortação da Guerra, de Gil Vicente, a que o nosso consagrado Prémio Nobel José Saramago deu por título ao seu inacabado romance.
E, sem me imiscuir demasiado no mundo interior de tão grande pensador e escritor de renome mundial, penso que o então legado conteúdo, que deu origem à obra literária que ora veio a lume, não estava terminado, isto é, o texto foi ultimado por outros, que não o autor, que entretanto tinha falecido a 18 de Junho de 2010.
Portanto, a incerteza do desfecho da obra persiste, tal como o pecado original aspergido sobre todos nós, seres pensantes, todos iguais, mas todos diferentes, com ‘mas’, com ‘sês’ ou ‘outros sins’, nem sempre coincidentes.


José Amaral

1 comentário:

  1. A não ser com intuito comercial não se justifica esta edição, que nada adianta à obra de Saramago. A esperteza saloia também circula nas esferas do intelectual. O dinheiro acaba por destruir os valores.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.