segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ORÇAMENTO DE ESTADO 2015




Orçamento 2015

-Amigo Honório, vou dar-lhe um crédito fiscal! É uma espécie de cartão de crédito, sem crédito literalmente nenhum.

- Mas senhor Teodoro, de que me serve um crédito sem crédito nenhum?

- Não serve, mas sempre fica com um cartão de crédito.

- Está bem senhor Teodoro, o senhor manda, como posso conseguir esse cartão?

- É simples caro Honório: sempre que vier aqui a esta sua loja, comprar batatas, só as leva se as pagar. Quantas mais levar, e pagar, e quantos mais vizinhos trouxer para comprarem as minhas batatas, o meu amigo está a ganhar créditos para o seu cartão.

- E como é que isso funciona senhor Teodoro, que eu para essas modernices do dinheiro a que chamam virtual não percebo nada.

- Não tem nada que saber estimado Honório: todos sabemos que o meu amigo não é dado a inteligência, mas que isso não lhe tire o sono, cá estamos para pensar por si.

- Eu explico: o amigo vem cá comprar os tubérculos e eu vou somando na sua despesa a minha receita, através dos processos avançados da minha contabilidade criativa. Em chegados a 2016, se consumiu mais que o habitual, ofereço-lhe meio quilo por metade do preço - não sem antes confirmar a validade do seu cartão, que temos que ser rigorosos e sérios.

- Então mas não me oferece, se ainda tenho que pagar!

- Não, só vai ter que pagar meio quilo, metade portanto: isso é que é o crédito.

- Então senhor Teodoro e se por alguma partida do destino, o senhor não estiver cá nessa altura, ainda recebo esse crédito?

- Se eu não estiver cá, não lhe posso garantir nada, mas se isso acontecer queixe-se homem, não se deixe enganar.

- Convenceu-me senhor Teodoro, dê-me aí então dois quilos, e o tal do cartão.

- É para já caro vizinho, são mais 3 euros para a emissão do cartão.

- Mas ainda me está a pedir mais dinheiro para o cartão?

- É assim mesmo prezado concidadão: as fotocópias a cores com papel plastificado estão pela hora da morte. Para além disso este cartão dá-lhe direito a um atendimento de urgência em qualquer hospital público com descontos no pagamento da taxa moderadora ao atingir um crédito de dez consultas em 2015, a serem descontadas em 2016 quando cá vier pelo seu meio quilo de batatas.

- Mais, Se preferir pode também optar por não querer  professores para o seu filho, o que lhe vai trazer uma grande poupança nos livros escolares, ou então se tiver um caso em tribunal, ao mostrar o cartão fica liberto de pagar as custas, já que o sistema, ao accionar o mesmo, deixa de funcionar, deixando portanto de haver custas.

- Obrigadinho senhor Teodoro, o senhor é um verdadeiro empreendedor. Um homem de visão, fossemos todos assim e ninguém se andava a queixar, nos cantos da amargura.


-sublinho ainda: dê-me mais quatro quilos delas, sem estarem greladas se faz favor.

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.