segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A CONDECORAÇÃO DE BARROSO


Começo por confessar que desde sempre nunca simpatizei com Durão Barroso (DB). Pelo seu truculento passado maoísta. Por ter abandonado o Governo, deixando-nos entregues ao inacreditável Santana Lopes, e que, em última análise, proporcionou o consulado desastroso de José Sócrates. Por isso mesmo, serei insuspeito em considerar uma manifestação de inveja e mau portuguesismo, o ruído e as críticas, algumas soezes, sobre a condecoração atribuída pelo Presidente. Foi o português que desempenhou a mais importante função política desde sempre, a nível internacional. Temos que friamente constatar, sob pena de desonestidade intelectual, que DB desempenhou o cargo com competência, determinação e inteligência. Conseguir que a UE e o Euro não tivessem desabado, na sequência da grave crise financeira mundial de 2008, foi tarefa muito relevante, que não estava ao alcance de muitos. Não estaria certamente ao alcance daqueles maledicentes, que hoje de forma antipatriótica criticam a condecoração. O Presidente afirmou, e não tenho motivos para duvidar, que nos seus dois mandatos (só isso constituiria prova do seu sucesso) DB sempre lutou pelos interesses específicos de Portugal. As críticas em Portugal chegam a ser caricatas e até estúpidas, se as compararmos com os elogios em Bruxelas dos parceiros europeus, com destaque para Junker, seu sucessor. A ausência de todos os partidos da oposição ao acto da condecoração, é um ultraje a nível institucional, indigno de eleitos do povo. Para mim, os "débitos" de credibilidade que antes referi, foram largamente redimidos e excedidos em créditos favoráveis pelo desempenho de DB nos seus dois mandatos. Parabéns ao condecorado e felicidades na sua vida futura.

3 comentários:

  1. O turculento passado maoista, é problema dele.

    Já ter deixado um Governo a meio, por ter arranjado um bom lugar lá fora, é problema nosso.

    Ter ido para lá, dizer que tinha que ser neutro e nada fazer por nós, agora dizer que fez muito por nós, no minimo é espantoso!!!!

    Ser condecorado pela Obra que fez na União? que obra?????? tudo está muito pior, do que estava quando entrou.

    A única coisa boa, foi em 1 de Novembro deste ano, já lá não estar.

    Agora vai para Presidente da República?????????????????

    ResponderEliminar
  2. Quando um cidadão atinge lugares de cume na sociedade, tudo que diz respeito passa a dizer respeito a toda a sociedade. Logo, o passado, que molda acção dos cidadãos, não pode ser esquecido e não lhe diz respeito a si somente. Na sociedade, não existe o "homem puro", mas o "homem e as suas circunstâncias", como o define Ortega Y Gasset. Logo, ninguém se desliga do passado. Os meus cumprimentos ao Augusto, que é um lutador por uma melhor sociedade, o que bastante admiro.

    ResponderEliminar
  3. Do Barroso só prefiro um bom bife de carne Barrosã. O resto é putrefacção.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.