quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A PROPÓSITO DE UMA VISITA A ÉVORA

Estava eu placidamente almoçando quando me aparece no écran da televisão uma visão dantesca  que me fez ficar boquiaberta, entre o estarrecida e o enojada .

Então não é que  o “vice-rei” daqui deste cantinho que ainda se chama Portugal ( resta saber durante quanto mais tempo ), Mário Soares teve um ataque de histeria em directo e os jornalistas em vez de chamarem o INEM ou lhe colocarem um Victan debaixo da língua, não senhor, deixaram o pobre do homem  ali prestes a enfartar e nem se dignaram a socorrê-lo.

Ora ele gritou, ele esbracejou ele difamou toda a gente e mais umas botas em defesa do seu amigo do peito José Sócrates e à boa maneira dos regimes “esclavagistas”, os “pretos” ( leia-se os jornalistas” ) deram-lhe o tempo de antena que a criatura se dignou a querer utilizar para ter o seu ataque ao vivo e a cores e em directo, para todo o “reino “ assistir.

Sinceramente meus amigos e amigas, na minha modesta opinião, cenas destas, para além da componente surreal que já não me surpreende, apenas servem para continuar a dilapidar a já hiper mega ( oh pra mim tão fashion ) frágil credibilidade do nosso sistema político e só por isso me entristecem. Mas a incredulidade teve outros contornos que não apenas o surreal da coisa.

Ora digam-me lá se souberem, porque carga de água é que o cidadão José Sócrates pode ser obsequiado por visitantes “ilustres” ( para alguns, não para mim, com toda a frontalidade o assumo ) durante a sua prisão preventiva, fora dos dias estipulados para tal e apenas porque sim? Ou melhor, não digam porque a “própria da múmia” durante o “êxtase do palco” deu a resposta quando lhe perguntaram se ia “ajudar o amigo” e ele respondeu imediatamente e sem gaguejar,  “obviamente que sim”.

Pois claro que obviamente que sim, pois nós, humildes plebeus , mas pensantes e atentos até sabemos que o “rapaz” sabe mover-se e puxar os cordelinhos certos, porque se assim não fosse não teria a vida regalada que tem, paga por todos nós e certamente vai fazer um excelente trabalho.

Agora confesso que entre o monte de barbaridades mal articuladas e sem nexo que o homem disse, houve duas que me fizeram engasgar completamente e me obrigaram a parar de comer, sob pena de me dar alguma coisinha má – primeira , fiquei a saber que o moço Sócrates é um “ homem digno e não merece ser tratado de qualquer maneira” – bem, ele . Não sei se o velhote senil se estava a referir à palhaçada mediática, à forma como os 3 dias antes da decisão fizeram parar o país ou ao facto do Sr. Eng ter sido obrigado a comer cozido à portuguesa ( pois claro que um estômago habituado a cozinha gourmet ressente-se destas alterações bruscas )e não ter tido água quente para o banho no apartamento de Évora.

 Confesso que fiquei baralhada, mas não pondo sequer em causa a dignidade do sr. Eng, atrevo-me a dizer a este velho senil que dignos somos nós, os portugueses que há décadas aturam políticos como ele e a pandilha dele e dos amigos cuja cor vai alternando entre o fúchsia e o salmão; dignos são os que vêem o esforço do seu trabalho ser espoliado para alimentar Fundações como a dele.

O Eng. Sócrates até pode estar inocente, não questiono e aguardo serenamente o desfecho deste e doutros casos, com a convicção que a tradição ainda é o que era em matéria de justiça e portanto é melhor arranjar um sofázinho cómodo para ir envelhecendo e acompanhando a coisa, mas quem é o Dr. Soares para difamar daquela forma tudo e todos que directa ou indirectamente estão ligados a este caso? É que não escapou ninguém …foi tudo a eito e nem os sorrisos benevolentes de alguns jornalistas lhe fizeram ver a figura ridícula que se dispôs a fazer.

Vou dar o benefício da dúvida porque o discurso desconexo e absurdo do senhor faz-me crer que ele estaria dopado, porque a levar a sério tudo as “obscenidades” que proferiu o caso, para além da cobertura mediática que teve, deveria ser de outro tipo de intervenção – é que a provecta idade e o “magnífico” percurso político do senhor não o legitimam para poder dizer da boca para fora tudo o que lhe apetece, ficar impune a ainda ter a publicidade que tem.

Dir-me-ão alguns… e que tu também alimentas com esta opinião. Absolutamente verdade, tenho que admitir, mas o direito à indignação por enquanto ainda é constitucional neste país e porque não me revejo nas suas palavras quando ele afirma que “ toda a gente sabe que isto é uma malandrice” ( a minha segunda incredulidade, porque vivendo num país onde os malandros abundam e saindo a frase da boca de um dos mais refinados que conheço, não consegui conter uma intrépida gargalhada… ), aqui deixo a minha opinião , que , à semelhança de outras que já manifestei sobre diversas matérias, vale o que vale, mas é a minha.

E vou parar por aqui porque se começar a dissertar sobre malandrices, ainda se me puxa o dedo para outros "quês" e a coisa engrossa.

Bem meninos e meninas…até breve, que a novela ainda agora começou e outras estão para estrear, eventualmente – é que num país de malandros todos os dias são dias de “festa”.

Graça Costa




12 comentários:

  1. Cara Confrade, a sua visão é muito completa, mas, mesmo assim, 'A FESTA CONTINUA'.

    ResponderEliminar
  2. Precisamente por isso termino a reflexão com uma frase que alude a essa triste e infeliz continuidade. Obrigada pelo seu contributo.

    ResponderEliminar
  3. Não se apoquente Graça. eles estão todos num processo auto-fágico, a necrosarem pelas entranhas. A partir daqui vai ser um ser se te avias diário de figurões a cairem da tripeça. Estão a começar a delatarem-se uns aos outros.por que será?
    se eu acreditasse em teorias de conspiração, efabularia que o dono de tudo isto, cirurgicamente e para safar a pele, vai deixar cair, aqui e ali uns nomes, para andarmos entretidos.
    Isto claro seu eu acreditasse em teorias da conspiração e estivesse a alucinar!
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que assim seja . espero que as sua palavras sejam premonitórias.
      Obrigada pelo seu contributo.

      Eliminar
  4. Quem fala (escreve) assim não é gago/a ... Gostei/gosto.
    Gostava de publicar isto no meu face.

    ResponderEliminar
  5. A nossa comunicaçao social se deixar de andar atrás destas coisitas, tudo pasa a ter melhor qualidade.

    Enquanto continuar assim???????????? vamos de mal a pior!!!!!!!!!!

    augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. certinho direitinho...
      completamente de acordo - salvo raras e honrosas excepções temos uma comunicação social medíocre e completamente vendida aos lobbyes.

      Eliminar
  6. Eu já fiz a minha 'declaração' pública que o PÚBLICO publicou. Portanto, não lavei as mãos como Pilatos, nem usei sabão potassa para dar mais colorido ao folclore.

    ResponderEliminar
  7. Vejam o infeliz artigo de Miguel Sousa Tavares no Expresso, que rende uma homenagem despropositada ao seu ídolo.

    ResponderEliminar
  8. Cara, Graça Costa, parabéns por tão acertadas palavras , (especialmente no que diz respeito a "um dos mais refinados malandros " que para além disso foi sempre um refinado vaidoso . Agora, está armado em revolucionário, mas foi ele que meteu o "socialismo na gaveta " andou de braço dado com Frank Carlucci, a conspirar contra a Revolução Portuguesa de 25 de Abril, criou os contratos a prazo, dividiu juntamente com a direita mais retrógada o movimento sindical, nunca se manifestou contra o assassinato a tiro de metralhadora e a sangue frio, de dois trabalhadores agrícolas em 1976 no Alentejo, e que apesar de se saber quem foram os autores desse crime, eles nunca foram levados a tribunal. Uma autêntica vergonha para um País que se diz democrático. Afinal onde é que estava Mário Soares e a sua luta pelos direitos humanos quando da Morte de Casquinha (de 18 anos) e de Caravela (de 48 anos) assim se chamavam as vítimas em questão, visto que até hoje nunca o ouvi falar sequer sobre tal assunto, parece até irónicamente que vivemos sujeitos à tal mordaça do antigamente.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.