segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CENSURA NA INVESTIGAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL - DEMOCRACIA DOENTE...

Nem queria acreditar que isto tivesse sido possível numa instituição de reconhecida isenção científica como sempre foi o Instituto de Ciências Sociais e que conheço bem.
Estudei no ISCTE, paredes meias com o ICS que à época coexistia no mesmo edifício e sempre nos foi transmitido o "bichinho" da investigação integro, ético sem censuras nem pré-conceitos. Não se pode, aliás fazer investigação sociológica séria se existir censura prévia.
Enquanto socióloga não posso deixar de repudiar veementemente este gesto da responsabilidade do senhor director do ICS e atrevo-me a dizer-lhe que é o seu gesto e não as imagens que acompanham o ensaio científico em causa, que é " chocante e ofensivo".
Quanto ao gosto, senhor director, atrevo-me a especular que o senhor não deve perceber patavina de investigação social, senão saberia que o "gosto" não é variável de estudo em ciências sociais, pelo que o " mau gosto das imagens" é preconceito e juízo de valor seu.
Muito mal vai irá investigação social em Portugal , se a moda pega.
Coisa mais triste.
Felizmente o director da revista, João de Pina-Cabral,meu querido professor foi avisado na segunda-feira pelo infeliz
director do ICS de que actual edição seria retirada de circulação por conter “matéria ofensiva que prejudica o bom nome do ICS”, indicando o ensaio em causa. Em comunicado divulgado esta quarta-feira, Pina-Cabral e os membros do conselho redactorial que nos últimos 3,5 anos dirigiram a revista dizem discordar “profundamente deste acto, que associam a um gesto de censura”, e a uma “ingestão sobre a isenção científica da revista”.
OBRIGADA PROFESSOR.

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.