domingo, 2 de novembro de 2014

Confesso-vos:


 1 - Há três décadas fui concorrente do concurso televisivo/RTP2 – 8 ou 80 – do qual me saí muito bem.
Não era um concurso de sorte, mas de algum saber. E nele participei sete sessões e fiz muito boa figura, porque estudei muito aquilo que tinha de saber.
E, depois dele, em outros concursos televisivos estive, verificando que, nós portugueses, somos um povo do ‘8 ou do 80’. Fazemos coisas muito bem feitas ou quase inigualáveis, quando, às tantas, fazemos apenas borradas.
Eu explico, tendo em conta o que hoje li de negativo de um português, praticante de futebol:
Assim, temos o melhor jogador de futebol do planeta – Cristiano Ronaldo –, mas também temos, a partir de agora, o mais indisciplinado jogador do mundo – Ricardo Ferreira –, que foi suspenso por 50 anos, após mais um comportamento impróprio num jogo de futebol na Suíça, aonde joga.
Só quando tiver 78 anos, no ano da graça 2064, é que poderá voltar a fazer das suas ‘graças’.

 2 - Já se deram conta de ouvir/ler o já estafado chavão de que ‘o Natal é quando o homem quiser’. Mas será mesmo assim?
Frases iguais a esta são ocas de qualquer sentido humanitário. Sai da boca e pronto – a boa acção está feita.
E, assim mais uma vez, pensando para comigo, penso que tudo tem o seu tempo para ser feito ou acontecido, tal como na Natureza com as suas leis imutáveis, quer o homem queira, quer não.
O homem, por mais voltas que dê, mesmo desafiando a obra da Criação, pertencerá e será subjugado ao ciclo natural enquanto ser vivo.
E não é com artificialismos e lugares comuns de circunstância, sem laivos humanísticos, que inverterá o que superiormente foi decidido, pois, um dia, será apenas cinzas sem calor e pó da vida.

José Amaral


1 comentário:

  1. Somos capazes do pior e do melhor. Quanto ao melhor, há-de reparar que ma maior parte das vezes, só o conseguimos obrigados sob uma autoridade firme (vidé tróica), ou sob coordenação exterior (emigrantes no estrangeiro).

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.