terça-feira, 4 de novembro de 2014

"Nuno Crato nunca foi ministro da Ciência. Só do Básico e Secundário, e mal"

Estas palavras foram recentemente proferidas pelo Presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, António Vicente, e deixam transparecer o profundo descontentamento pelo modo como a Ciência e o Ensino Superior foram subalternizados, não apenas por Nuno Crato, mas, sobretudo e principalmente, pelo Primeiro-Ministro Pedro e o seu Vice Paulo, e pelos partidos que suportam esta maioria.

O pecado original, esse, remonta ao momento em que um conjunto de iluminados e ditos experts propuseram a composição do governo mais pequeno de que há memória, sob o pretexto de dar o exemplo, não sei bem de quê! Porque estão por demonstrar os ganhos e poupanças que se alcançaram com a redução do número de ministérios.

Admito mudar de opinião, se me provarem com factos, e numéricos, pois não costumo levar ao extremo o exercício de teimosia a que já nos habituou Pedro, que o diga Paulo…

Mas voltemos ao erro lamentável cometido por este governo e por esta maioria, a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Ministério da Educação.

O Ministério da Educação, de pequeno monstro, indomável por natureza, acabou por engolir de uma penada a Ciência, a Tecnologia e o Ensino Superior.

Podemos pensar que foi para romper de forma inequívoca com a herança de Sócrates e do Ministro Mariano Gago…

Esqueceram Pedro e Paulo, e seus diletos, que já no Governo de Durão Barroso, a Ciência, a Inovação e o Ensino Superior formavam um só Ministério, comandado, e bem, pela Professora Doutora Maria Graça Carvalho, atual eurodeputada pelo PSD, talvez uma das figuras mais proeminentes a nível do Parlamento Europeu neste âmbito, e a quem se deve uma das mais audazes agendas para a próxima década ao nível da Ciência na Europa.

Deixo um conselho gratuito ao nosso talentoso comissário europeu Carlos Moedas para que possa fazer um bom trabalho à frente da pasta que lhe foi atribuída na Comissão Europeia.

Aprende dos mestres, ouve o que diz a Professora Graça Carvalho. Não cometas o mesmo erro em que voluntária ou involuntariamente Pedro e Paulo incorreram ao não aprender de quem sabe, e Graça Carvalho sabe …

O resultado está à vista, a Ciência e o Ensino Superior, áreas estratégicas no nosso país, passaram a parente pobre e leproso, que é preciso isolar para evitar o contágio.

Só de pensar que o PS de Costa já estará a divisar no horizonte voltar a separar o que Pedro e Paulo uniram…

Resta saber quem ocupará a pasta num futuro governo socialista, se o Mariano Gago de sempre ou se o desempoeirado e putativo candidato presidencial, Sampaio da Nóvoa. Tudo depende se o Bom Samaritano Guterres decidir ir curar as feridas da ONU, tão necessitada que está.

A Ciência e o Ensino Superior estão doentes, diria antes, que se sentem órfãos de pai e mãe, porque nem PSD nem CDS querem assumir uma paternidade e maternidade responsáveis.

Pode ser que a pasta que saiu na rifa a Carlos Moedas faça mudar de ideias a Pedro e Paulo, quanto mais não seja pelas Moedas que o Carlos pode canalizar para o país que o viu nascer e partir para Bruxelas. Lembra-te dos pobres, lembra-te de nós…

Em suma, e em jeito de conclusão, mais do que culpar Nuno Crato (coitado, não tem Secretários de Estado que ajudem…), devia antes apontar-se o dedinho a Pedro e Paulo que não souberam ou não quiseram corrigir o erro, como fizeram ao voltar a separar o que ambos uniram ao nível do Ambiente e da Agricultura.

Sempre é tempo para aprender que nem só do básico e secundário vive o homem…

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.