sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O TANGO DAS PALAVRAS



A arte da escrita estremece em terramotos quando abusada com imoderação.

Acelere-se aos limites do pedal: nos acertos, nos falsos desacertos das palavras, em frases estranhas, oblíquas, fora do tom.

Avive-se o colorido com vírgulas manhosas, descompostas, exclamações noutro contexto, pontos finais ao contornar esquinas, obstáculos inesperados que fazem tropeçar.

A escrita ganha o céu quando o homem a poe a secar ao sol, à chuva, aos vendavais, escorrendo-se dos pesos inúteis, no apoteótico esplendor da sua nudez primordial.

Assim como é!

Toda a tentativa de limar arestas e tapar buracos com massas baratas, alisa e limpa a sua superfície, mas também a impermeabiliza das chuvadas torrenciais de belo que curtem a sua pele para os doces usufrutos da alma.

Há textos, muito bem escritos que são qualquer coisa, mas não arte.

São diplomacias das canetas: educados e sensaborões.

Bons textos no entanto.

A beleza da escrita habita rostos cheios de rugas, lavrados por fenómenos climatéricos extremos. Rostos que são como são: sem plásticas.

Uma bela de uma escrita das palavras é tão simples e tão ingénua, que assusta escrever.


E há momentos em que se consegue, quando não se pensa nisso e saímos à rua com a maior das naturalidades.

4 comentários:

  1. muito bonito! "rostos que são como são: sem plásticas"

    ResponderEliminar
  2. O texto tem todo o conteúdo: é simples, é compreensível, mas não é fácil escrever assim. Pois há muitos textos bem escritos, mas eivados de sofismas e eufemismos.
    Eu já tenho rugas do vento 'suão' e já tive frieiras e os lábios gretados, contraídos pelo vendaval da vida.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.