terça-feira, 25 de novembro de 2014

SOMOS TODOS CULPADOS?


O País está em choque com a prisão de um ex-Primeiro Ministro, que até há pouco era um dos homens mais poderosos de Portugal. Uma parte dos Portugueses, que nunca nele votaram, nos quais modestamente me incluo, apesar de sentirem que a Justiça funcionou, e que somos todos iguais perante a Lei, ficaram chocados também, porque isto é uma vergonha nacional que nos afectará por muitos anos nas nossas relações internacionais. Não adianta nivelarmo-nos por baixo, invocando que haverá outros casos de delinquência semelhante por essa Europa fora, e que ainda não foram sancionados como nós estamos a fazer. Isto foi mau, muito mau. Outra parte dos portugueses, que nele sempre votou, ou apreciou a sua obra como governante, então estarão devastados, imagino eu. Uns, poucos, sentir-se-ão enganados e reagirão positivamente à medida aplicada pela Justiça, mas a grande maioria, acredito irá criticar a decisão judicial. Vão dizer que a medida de prisão é injusta, e desnecessária, como o seu advogado logo afirmou à partida, outros irão embarcar na habitual cabala do governo contra o seu grande adversário, outros ainda que é uma vingança da justiça, dadas as anteriores investigações frustradas, que sobre José Sócrates (JS) foram feitas. Culpados somos todos um pouco. JS em primeiro lugar, porque terá prevaricado. Em segundo lugar, os que nele votaram ou o apoiaram, contra ventos e marés. Em terceiro lugar, os chamados agentes da Justiça, porque ao longo de vários anos e de "casos" com o nome de JS (desde que ele foi Secretário de Estado) nunca conseguiram sequer interrogá-lo sobre as suspeições levantadas, inclusive por procuradores da República. Em quarto e último lugar, os que, como eu próprio me confesso, não saíram à rua, como fazem os comunistas e a CGTP, manifestando, berrando e protestando contra a passividade da Justiça, não só no caso em apreço, como muitos outros, em que a Justiça não tem sido eficiente nem atempada. Acho por isso, em conclusão, que como Nação, somos todos, uns mais que outros, claro, culpados pela triste situação a que chegámos. Vamos virar a página e começar tudo de novo?

4 comentários:

  1. Só com homens de boa-fé é possível dar a volta, nesta curva tão apertada em que nos colocaram. O percurso, de hora a hora, está a tornar-se mais sinuoso. Isto está podre, estava podre, e as tampas dos tachos começou a ser destapada. Infelizmente o que está dentro tem um cheiro nauseabundo.

    ResponderEliminar
  2. Não está em choque o País, passa, se houver Justiça!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.