sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A beleza do cante alentejano

O dia 28 de Novembro de 2014 ficará para a historia do imenso Alentejo como o dia em que esta terra cantou colectivamente para o mundo, e que este lhe reconheceu a beleza e a riqueza do cante alentejano atribuindo-lhe, através da UNESCO, o estatuto de Património Imaterial da humanidade.
Ora, não sendo eu alentejano, sou também português e por isso estou orgulhoso  pelo prémio e do nosso Alentejo, que tão bem soube levar ao mundo parte da riqueza cultural deste rectângulo ibérico que é Portugal.
A propósito, já tive a oportunidade de visualizar um excelente vídeo de cante alentejano, gravado pelo Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel, que me emocionou pela beleza das vozes daqueles homens de trabalho duro, os mineiros, acompanhadas por belas imagens da grande planície alentejana, da brancura do seu casario, dos campos pintados com as cores das frágeis e belas papoilas vermelhas, das torres das Igrejas com ninhos das cegonhas  de "meia branca" e dos sobreiros que protegem do calor os homens que nunca cantam sozinhos.
Um trabalho que espelha a paisagem e a bela e genuína cultura do povo alentejano, que é um autêntico hino ao trabalho, à partilha solidária do povo do Alentejo.
Por tudo isto, só acrescento um obrigado ao Alentejo e ás suas gentes !
Porque também eu  (em pensamento) voei para o mundo com o seu ( e nosso) cante alentejano.

Arlindo Costa
(texto publicado no Público de 8 de Dezembro, 2014.

6 comentários:

  1. Eu amo o Alentejo e, não tendo lá nascido, sou filho de alentejano. Estes reconhecimentos preenchem um pouco o nosso ego, mas o Alentejo precisava de outras valorizações. O cante é nosso, estes "diplomas" estão na linha das condecorações que o PR distribui e tem muitas organizações cujos seus elementos se governam à conta disto. Temos o reconhecimento do Fado e do Cante Alentejano, mas o país está mais pobre e estes reconhecimentos custaram-nos umas largas centenas de milhar de Euros. É a vidinha portuga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é caro Joaquim, mas tudo o que diz, na minha modesta opinião, não tira a importância que eu acho que tem este "prémio" para a divulgação do nosso Alentejo e da sua cultura. Quanto ao resto já tive a oportunidade de dar a minha opinião neste blogue (12 de Dezembro) com um texto cujo título é :" Regresso ao passado " que foi publicado no "Público a 10 de Dezembro.

      Eliminar
    2. Caro Amigo Arlindo
      Duma maneira geral, estou sempre de acordo com as opiniões que emite, e neste caso também. Contudo, talvez pela idade e por passar por lugares que nos dão muito experiência e conhecimento da vida, sei que, em muitos casos, os prémios são apadrinhados por lobbys, que, por vezes, se fazem pagar bem. O importante é que nós sintamos o valor das coisas e o que elas simbolizam, independemente do reconhecimento pontual de júris, pagos a peso de ouro, e que vivem destas "vaidades". O que eu queria era que o meu Alentejo fosse alegre, que cantasse, como não há muito tempo o fazia, e que não se estivesse a despovoar, por rarearem as condições de se usufruir de vidas seguras e dignas. Os jovens não encontram futuro e estas "menções honrosas", servem para entreter o pessoal, mas nada resolve das suas aspirações. Um abraço alentejano e lusitano.

      Eliminar
    3. Amigo Joaquim, afinal estamos de acordo no essencial quanto ao Alentejo, pois também eu gostaria que o Alentejo não estivesse a despovoar, mas como saberá, isso é "outra musica " contraria-se ou não politicamente, e (aqui cabe a quem ainda vota ) um papel importante. Quanto á nossa idade e mais ou menos experiência de vida, é um bocado subjectivo embora também eu já tenha feito os 70 anos. Ainda em relação ao despovoamento, infelizmente ele está a acontecer praticamente em todo o Portugal porque como disse e bem as condições de vida são cada vês piores para os nossos jovens. Por agora termino com um abraço Português e desejando-lhe um Bom Natal.

      Eliminar
  2. O Cante Alentejano é o Hino do Alentejo consubstanciado na brisa humana tangida pelosos sóis da planície, levando-nos a galope para lá dos tempos imemoriais da nossa portugalidade..

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma nota: Dizer que errei no nome do Jornal que publicou o texto " A beleza do cante alentejano " pois eu escrevi erradamente que foi o "Jornal Público " e deveria ter escrito: " Diário de Notícias ", pelo engano vos peço desculpa.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.