segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A NÃO PERSONALIDADE DO ANO




- E o prémio - um Aude A10 e a gravação de um disco a solo - vai para Aníbal Cavaco Silva (702 669 669 ). 
Caem confetís do céu, ouve-se o som empolgante do “Hino da Liberdade”, o público histriónico rejubila e ensina cartazes a pedir a gravata com autógrafo, foi o mais votado.
Fica aqui um apontamento aos finalistas que podiam ter sido vencedores, mas não foram:  Passos Coelho, António Costa, Paulo Portas, Ricardo Salgado,  Justiça.
 Os seus mentores conformam-se com a decisão do público - soberana – e apresentam-se bem vestidos e animados para a gala final.
Seguem os argumentos fortes de cada um desses candidatos a personalidades do ano e que não colheram - foi o melhor leque e das escolhas mais difíceis das últimas edições .
Passos Coelho (702 669 669): Obstinação. Confunde-se por vezes com perseverança, que é uma qualidade do Bem, trabalho que não desiste para se atingir um bom fim. A obstinação é o mesmo em negativo: o fim é sentir-se bem consigo próprio, independentemente dos outros, que para si não existem senão como estatística para ilustrar os objectivos pessoais.
António Costa: Câmara de Lisboa. Quem não conseguiu resolver uma coisa tão simples como o fluxo de tráfego numa das principais artérias da cidade (Av. da Liberdade), quem deixou quase todas ruas cheias de crateras, quem não tratou dos jardins e das fachadas, quem descuida a protecção civil e os bombeiros da cidade, quem é assim diletante, será assim noutros palcos de maior audiência. Actua travestido de cantor bipolar: insegurança, arrojo, cautela, audácia, falsetes, falsetes.
Paulo Portas: O político. Mas não o político dos nobres ideiais, da dimensão humana, da universalidade dos valores. O político dos tempos de hoje: um beto populista, que trata os outros por “você” de uma forma pimba. Poderá viver toda a sua existência, sem vir a parar na casa da justiça. Jamais conseguirá limpar da sua voz afinada, a mancha da desconfiança gerada pela perversidade das relações entre a política e as comissões.
Ricardo Salgado: O exemplo. É a Maléfica dos 101 Dalmatas. Verdadeira Prima Dona. Fascina a cabeça de muitos miúdos, que um dia gostariam de ser assim. O exemplo do sucesso material, do poder quase absoluto, do mundo com cheiro a suor vergado a seus pés. Para poucos – indivíduos residuais com autonomia no pensar – o exemplo maior da decadência do homem no mundo. Um tenor que já arrebatou públicos exigentes, mas que acabará a cantar duetos improváveis.
A Justiça. Cara sem rosto. Arbritária, esotérica, comichosa quando tocam nos seus interesses e regalias, imprevisível, intocável. Desde o início uma candidata de enorme potencial, mas que teve ao longo das galas momentos altos e baixos. Sendo de uma grande inconstância, é difícil perceber todas as suas potencialidades.
Arrumados os candidatos, que agora assistem com as suas famílias – uma salva de palmas forte para eles - resta-nos na gala do ano que passa, Aníbal Cavaco Silva.
Relembremos  os seus melhores momentos (de novo, o “Hino da Liberdade”, acompanhado em palco por um apontamento do “Quebra Nozes”, executado por alunos da Companhia Nacional de Bailado, que pagaram a deslocação ao estúdio pelo seu próprio bolso).
- A ele devemos quase tudo o que temos nesta “Democracia”- diz o apresentador a babar-se de contentamento, lendo o que está a passar no “ponto”, e ele baba-se sempre de contentamento, diga o que tenha que dizer.
(desenrolam-se então no ecrã, momentos, em voz off )
A captação dos rios de dinheiro da UE, cujos caudais encheram as piscinas de amigos e correligionários.
A incubação e parto assistido do maior banco de malfeitores do crime económico, que o país  conheceu na sua longa história.
A defesa pelo silêncio, desses amigos e correligionários.
A completa inação e alheamento – com propósito -  sobre o estertor da nação.
A colagem escandalosa aos companheiros da sua cor política ou de interesses, protegendo-os e carregando-os ao colo até à porta das próximas eleições.
O autismo profundo ou intencional acerca da realidade : do país, das suas gentes, das suas esperanças e ansiedades.
Não fazer nada, e estragar tudo!”
As bailarinas bailaram bem, e a audiência- agora histérica e agradecida – ribombou palmas até há exaustão. Os apresentadores tiveram alguma dificuldade em repor a emissão.
Todos os finalistas deste ano terão o seu parágrafo ou pequeno capítulo na história. Daqui a cinquenta anos, eventualmente alguns miúdos mais dedicados a estas áreas, hão-de ler esses parágrafos e encontrar alguma curiosidade nestes personagens, tentando perceber de que forma eles contribuiram para o desmoronar do sistema político da época.
 Mas Cavaco, ganhou a imortalidade e por isso merece estar na grande final.
 Se quis ser “O Grande Estadista”, foi manco de honestidade intelectual, de inteligência emocional, de palavra feita acção. Se no entanto a sua ambição só era ficar nos manuais  então conseguiu, pela negativa de tudo: a sua pegada canora vai levar décadas a causar otites agudas, e quem sabe se não vai marcar,  por muito, tanto tempo, a batuta do panorama nacional.
Demos a graças ao Novo Ano de 2015, ouvindo o seu sublime cante, investindo todas as “passas” , de uma só vez, e com todo o desejo da mente e no deglutir da taça de espumante barato,  anelando porque a gente deste  país – por passes de mágica ou um milagre que alguém o faça – possa um dia ter capacidade reflexiva, analítica, crítica, pensar por si, para si ,e  com os outros, no despertar deste pesadelo desafinado que nos envolve há séculos na violação da dignidade.

Sonhamos todos em ser o factor X, mas isso não é para quem quer, é para quem cante bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.