terça-feira, 16 de dezembro de 2014

APONTAMENTOS POSITIVOS NO FC PORTO-BENFICA




Algumas notas de apontamento e de certo modo algo positivas de salientar e que marcaram este último clássico entre os velhos rivais do futebol português, F.C.Porto - S.L.Benfica, que se defrontaram neste último fim-de-semana, a contar para a 13ª. Jornada, da I Liga Portuguesa de Futebol Profissional da presente época de 2014/15, com a vitória por (0-2) a sorrir aos homens da águia, que não venciam no Dragão há precisamente nove épocas, este número referente a jogos a contar para o campeonato da I Liga.

Com os dois golos da vitória dos benfiquistas a serem alcançados pelo goleador, Rodrigo José LIMA dos Santos, jogador brasileiro de futebol, nascido a 11 de Agosto de 1983 e natural de Monte Alegre, Pará – Brasil.

Para além do clube da Luz, ter estado nove épocas sem ganhar ao F.C.Porto para a I Liga, a última vitória encarnada alcançada no Dragão, tinha sido a 27 de Abril de 2014, numa meia-final da Taça da Liga, cujo resultado no tempo regulamentar foi de (0-0), tendo no entanto a vitória sorrido ao Benfica e sido alcançada através do desempate das grandes penalidades por (4-3), ficando assim apurado para a respectiva final, frente ao Rio Ave, vitória por 2-0, jogo disputado a 7 de Maio de 2014, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria e arbitrado por Hugo Miguel.

Outros factos de relevo e que marcaram a história dos clássicos entre F.C Porto-Benfica, foi o que aconteceu na época de 1990/91, com o avançado César Brito, (que foi 14 vezes internacional pela selecção das quinas, tendo marcado ao serviço da selecção 2 golos), um serrano da localidade de Barco-Covilhã, que naquela tarde de 28 de Abril de 1991, no antigo Estádio das Antas, ao ter entrado aos 81 minutos marcou os dois golos a vitória do Benfica, que assim deu um passo gigante na conquista nessa época do Benfica do respectivo campeonato nacional.

Ouro feito aconteceu na época de 2005/06, com a vitória do Benfica por (2-0), tendo sido o protagonista desse jogo o goleador Nuno Gomes que marcou igualmente os dois golos da vitória dos encarnados.

Por fim salientar igualmente o facto, e é sempre agradável de ser enaltecido o facto de não se ter registado incidentes geralmente sempre pródigos quando das deslocações, em especial do Benfica à cidade Invicta, para aí defrontar o seu rival de sempre, o FC Porto onde acontecem sempre desacatos, não só entre os adeptos, como com os autocarros que são muitas vezes vandalizados (o mesmo acontece nas deslocações do FC Porto à capital). Felizmente que desta vez, foi igual quando da sua visita para defrontar o FC Porto no jogo referente à meia-final da Taça da Liga, onde se assistiu, quer à chegada como à partida da sua comitiva, a um ambiente pacífico, ordeiro e civilizado como é sempre raro acontecer. Oxalá que em próximas deslocações que o FC Porto que faça à capital, a recepção seja igual e de uma vez por todas haja paz no futebol e que a rivalidade entre as duas claques não passe disse mesmo, para bem não só do próprio futebol como dos cidadãos, que se deslocam respectivamente ao Porto e a Lisboa, para apoiarem as suas equipas.


(Texto-opinião, publicado na edição online secção "Escrevem os leitores" do jornal    Record de 16 de Dezembro de 2014)

Mário da Silva Jesus

5 comentários:

  1. Desculpe a brincadeira, mas eu até tinha vergonha de saber tanto! Um abraço lusitano e Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. Só não sei...o que não sei. Todos os dias, tenho andado a aprender...e, cada um de nós, tem a sua especialidade...mas pessimamente, deva confessar, muito mal, somente tenho pena (isto é somente uma honesta brincadeira), porque provavelmente, tenho a mania que escrevo...mas, nada me move, de quem já fez parte de uma colectânea, de um livro...sinto alguma revolta, que não deixa de ser verdade, mas não fico atormentado...mas não chega ao ponto da inveja, porque provavelmente só devo ter a mania que desenho, mas toscamente muito mal, algumas frases.
    Considero o SENHOR, uma pessoa com um sentido critico, apurado...e, é com pessoas como SENHOR, que eu, mesmo com a minha idade....aprendo todos os dias.
    Somente...um fraternal abraço.
    Mário Jesus

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo seu sentido de humor. Nós aprendemos uns com os outros e ninguém ensina nada a ninguém, pois só verbo aprender é activo. O grego Sócrates, o BOM, é pai da máxima, "Só sei que nada sei", o outro, o português Sócrates, neste momento, o MAU, tal como as classificações bancárias, agora também filósofo da escola francesa, também deve ter em monte alguma mínima, mas ainda não sabemos qual será. A minha vida, já um pouco longa, 78 anos, está mais em conformidade com o filósofo grego. Durante 30 anos, fui professor de História e Português, sempre interessado nos alunos, como meus iguais e companheiros. Eu aprendi muito com eles e eles aprenderam comigo. O verbo ensinar é muito relativo, porque nem sempre se consegue transmitir ensinamentos se o outro não os quiser apreender, e assim nada se consegue. Um abraço fraterno extensivo a todos os seus amigos e familiares.

    ResponderEliminar
  4. Sobre os APONTAMENTOS POSITIVOS NO FC PORTO - BENFICA só encontro um ponto verdadeiramente negativo: foi o resultado.

    ResponderEliminar
  5. O jogo não tem lógica e depende de momentos de sorte. Por isso é que é jogo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.