sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

E ASSIM PASSARAM 34 ANOS

E ASSIM PASSARAM 34 ANOS
( esta é apenas a minha opinião - não peço que concordem, mas espero que a respeitem )
Se fosse vivo Francisco Sá Carneiro teria 80 anos, mas infelizmente para Portugal, o que assinalámos ontem foram os 34 anos passados sobre o seu ainda hoje ( e depois de tantas comissões de inquérito ) tão mal explicado desaparecimento naquele “acidente “ em Camarate.
Devo a este homem, que sei despertar amores e ódios, o bichinho da política e foi pela sua mão que dei os primeiros passos nesse mundo do qual hoje estou, por opção pessoal, completamente afastada.
Durante estes 34 anos o dia 4 de Dezembro tem tido um sabor amargo e não consigo deixar de me lembrar deste Homem, para mim grande, tal como não consigo deixar de imaginar o que ele sentiria se ainda estivesse entre nós, ao ver no que se transformou o “seu PPD” – tenho a certeza que das duas uma, ou teria batido com a porta, o que não me parece porque não era homem de abandonar a luta, ou tinha colocado esta miudagem que tomou conta do partido toda na ordem e certamente o nosso país seria hoje muito diferente.
É que eu não tenho a menor dúvida que muitos do que hoje pululam pelo partido que ajudou a fundar, nada sabem sobre os valores e os ideais que estiveram na génese do partido a que pertencem; nunca leram os estatutos originais do partido, não sabem porque se chamou Partido Popular Democrático, nem o que o diferenciava dos outros partidos já existentes.
Para os que o conheceram mas já não se lembram e para os que não o conheceram mas o julgam, aqui ficam algumas frases dele – as três primeiras proferidas ainda no antigo regime e as três últimas, bem perto da sua morte.
Se as lerem com atenção talvez percebam – quem me conhece obviamente - porque gosto tanto dele, porque foi o meu “mentor” e porque entrei e abandonei a política.
Obrigada Sá Carneiro – há que ter memória…e já agora “coluna vertebral “.
Descansa em Paz.
"Qualquer Estado moderno é inevitavelmente um Estado social, pois a nenhum poder politicamente organizado é hoje possível deixar de conformar-se com as realidade sociais e tomar a seu cargo a satisfação das necessidades colectivas. "Fonte - Imprensa (1971)
"Considero-me muito mais a pessoa que resolveu trabalhar ao nível da intervenção ética do que um político. "Fonte - Imprensa (1971)
"A paz engloba a justiça social. "Fonte - Imprensa (1973)
"Democrata é aquele que pratica a democracia e não aquele que dela apenas se reinvindica. "Fonte - Comício (1974
"Não pretendemos ser o partido dos trabalhadores, pois entendemos que os trabalhadores não são monopólio de ninguém, e que lhes compete escolher livremente de entre os partidos, de acordo com os programas respectivos. "Fonte - Imprensa (1975)
"O nosso Povo tem sempre correspondido nas alturas de crise. As elites, as chamadas elites, é que quase sempre o traíram, e nós estamos a ver mais uma vez que o Povo Português foi defraudado da sua boa-fé. "Fonte - Congresso do PSD (1978)
“ Quem quer constituir família procura casa e emprego e não os encontra. Os que trabalharam toda uma vida veem-se, no fim dela, condenados a morrer à míngua. "Fonte - Assembleia da República (1978)
"Não é na instabilidade, não é no confronto, que o Governo pode desenvolver profícua e eficazmente a sua acção, é na ausência deles. "Fonte - Assembleia da República (1980)
"Uma democracia que não se defende vigorosamente não tem o direito de sobreviver. "Fonte - Imprensa (1980)
"O papel da comunicação social é o de uma força independente que tem de se aferir por critérios de verdade e de serviço julgados em liberdade pelos profissionais da imprensa."Fonte - Assembleia da República (1980)

                                    

1 comentário:

  1. Tem toda a razão. Que políticos saberão quais os valores e ideais que defendem? Somente defendem os seus ímpios interesses,, ou o 'venha a nós o vosso reino'.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.