quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

EFEMÉRIDE - 3 DE DEZEMBRO DE 1944 - DATA DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO VARIAÇÕES



Nascido a 3 de Dezembro de 1944, no Lugar de Pilar, uma pequena aldeia da freguesia de Fiscal no município de Amare no distrito de Braga, António Joaquim Rodrigues Ribeiro, tendo ficado mais conhecido por António Variações, intérprete com uma voz e expressão corporal inconfundíveis ficou especialmente conhecido pela sua composição… E p’ra amanhã…, de 1983. Completaria hoje se fosse vivo 70 anos, tendo vindo a falecer em Lisboa no dia 13 de Junho de 1984, com apenas 39 anos.
Foi um cantor e compositor português do início dos anos de 1980. A sua curta discografia continuou a influenciar a música portuguesa nas décadas posteriores ao seu precoce desaparecimento.
Filho de camponeses, Deolinda de Jesus e Jaime Ribeiro, Tonito (como a mãe lhe chamava), tinha onze irmãos, embora dois deles tenham falecido muito cedo. A sua infância foi dividida entre os estudos e o trabalho no campo, para ajudar os pais. O pai Jaime, tocava cavaquinho e acordeão e foi a primeira inspiração de Variações, que desde cedo revelou a sua paixão pela música nas romarias e no folclore locais.
Aos onze anos, teve o seu primeiro emprego, em Caldelas e, um ano depois, partiu rumo à capital: Aí, trabalhou como aprendiz de escritório, barbeiro, balconista e caixeiro. Seguiu-se o
serviço militar em Angola e a aventura pelo estrangeiro; mais propriamente em Londres em 1975 e Amesterdão meses depois, onde descobriu um novo mundo, querendo trazer para Portugal uma nova maneira de viver. Foi nesta última cidade que aprendeu a profissão de barbeiro que mais tarde, exerceu em Lisboa, quando voltou.
Com a ajuda do amigo e colega Fernando Ataíde era igualmente seu amante e Variações assumiu dessa forma a sua orientação sexual. Depois do Ayer, passou ainda por um salão no Centro Comercial Alvalade e só mais tarde abriu uma barbearia na Baixa lisboeta.
Entretanto, deu igualmente início aos espectáculos com o grupo Variações, atraindo rapidamente as atenções. Por um lado, o seu visual excêntrico não passava despercebido e, por outro, o seu estilo musical combinava vários géneros, como o rock, o pop, os blues ou mesmo o fado. Em 1978, apresentou-se à editora Valentim de Carvalho e assinou contrato.

A morte de António Variações, apenas com 39 anos de idade produziu um profundo pesar entre alguns dos maiores intérpretes musicais portugueses. Amália Rodrigues afirmou que este artista deixaria “um triste vazio na música portuguesa” . Luís Represas referiu que “num país com uma produção musical relativamente pequena é uma grande perda a morte de um músico que acima de tudo, foi honesto e franco n alinha musical que escolheu” e Lena d’Água salientou que “atrás de um artista muito louco (…) existia um coração grande e puro como o coração de uma criança”.

1 comentário:

  1. Recordo-o com muita saudade, tal como sinto muito com a ausência de Carlos Paião. Resta-me elevar o pensamento até os alcançar estejam aonde estiverem. Fiquem bem, eternamente.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.