terça-feira, 16 de dezembro de 2014

MAIS LIXADOS E MAIS POBRES

Quantas novas empresas vai parir o 1.º ministro Passos Coelho, para compensar os mais de 300 trabalhadores despedidos com o encerramento da Campeão Português/Camfort? Ou os cerca de 700 trabalhadores da Segurança Social ameaçados de despedimento?

Segundo o 1.º ministro do governo PSD/CDS, estarão a ser criadas mais empresas do que aquelas que encerram, para sustentar o falso argumento de que o desemprego está a diminuir umas milésimas.

Até poderão estar a ser criadas mais empresas do que aquelas que encerram, mas a questão essencial é o número de postos de trabalho que nascem em comparação com os que desaparecem.

O encerramento duma empresa com 300 trabalhadores, não é compensado pela criação de 50, com uma média de 3 ou menos trabalhadores. A grande maioria das empresas nascidas são de serviços e mais de metade são sociedades unipessoais.

Se ao número de 700 mil desempregados oficiais, se acrescentarem os mais de 450 mil que estão nessa situação, mas que não são incluídos na estatística (os considerados inactivos, mais os contratos de inserção, a formação profissional e estágios), a taxa real de desemprego será superior a 20%.


Ao aumento do desemprego, acrescente-se o aumento de impostos, os cortes nos salários, pensões e outras prestações sociais, etc. Não adianta mentir ou tentar esconder, que a maioria dos portugueses estão mais lixados e mais pobres.

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.