sábado, 20 de dezembro de 2014

Prendas para Oeiras

Prendas de Natal para o Município de Oeiras

Eu gostava que acontecesse um milagre e que este Município fosse uma terra realmente exemplar não só a nível nacional mas com projecção no mundo.
Por exemplo: porque não se accionam todas as politicas de conservação, manutenção e reabilitação dos imóveis do nosso Município sejam património da Igreja, do Governo, do Município ou dos particulares. Ainda há dias houve um encontro na Biblioteca Municipal de Oeiras sobre o complexo da Cartuxa. Há degradação na Casa da Pesca, há degradação no Forte do Areeiro. E o antigo Mónaco e o restaurante da Boa Viagem, e a antiga escola do professor Coelho na entrada de Paço de Arcos e a Lusalite e… e tantos mais que foram deixados ao abandono com mira em “grandes empreendimentos/arranha-céus”? E os prédios que não têm qualquer manutenção e que se vão arruinando?
O Município de Oeiras devia agora mesmo apoiar e incentivar os donos do edificado para que nestes próximos anos se procedesse a uma revolução de reabilitação imobiliária e à ocupação, rentabilização do património construído para depois se fazer uma verdadeira planificação das necessidade de novos edifícios. Parar os megas projectos não é contribuir para desemprego (como alguns vão dizer) se essa mão-de-obra for aplicada na reabilitação.
E porque não apostar numa grande campanha de educação e sensibilização para boas práticas de cidadania, convivência, vizinhança melhorando a deposição de lixos (e também a sua recolha) para que nos tornemos um verdadeiro jardim à beira rio plantado?
E uma rede de bons transportes começando desde já por dar a conhecer o que há, identificando claramente os percursos existentes? Já bastante tem sido reclamado mas a resposta balbuciada é que estão a estudar ou que é com o governo central. E onde está uma atitude firme deste poder local do nosso Município?
E para quando uma boa fiscalização das más praticas de estacionamento? Quando ocorrer um acidente grave talvez se constitua uma comissão muito representativa de muitas entidades… e os trabalhos serão prolongados ad eaternum.
E ainda haveria que, de uma vez por todas, fossem organizados e rentabilizados os vários apoios à 3ª idade na abertura de alguns centro que continuam por abrir..
E mais prendas poderia ser a prática de bons horários para os trabalhadores, e a implementação no poder local que serviria de bom exemplo ao tecido empresarial, nos horários de facilitação à maternidade. E se fossemos exemplo de um índice de natalidade extraordinário?   
Estarei sempre a dizer a mesma coisa, mas ainda fica muito por assinalar como uma correcta posição num disparate que o governo está a começar a falar: a municipalização da Educação.
Desejo umas Boas Festas e gostava que muitas destas preocupações, com a ajuda de todos os Munícipes, se concretizassem para que Oeiras passe a ser um verdadeiro exemplo. 

 Costa do Sol - Jornal 17 de Dezembro 2014 

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.