sábado, 13 de dezembro de 2014

Recordando ainda duas desconsoladas Consoadas



Passei duas noites de Consoada fora do chão continental europeu que me viu nascer.
Tiveram lugar em terras africanas da Guiné, aquando da minha forçada estada em missão de soberania nacional.
A primeira delas foi passada em Teixeira Pinto, no Natal de 1966.
Eu era talvez o mais novo periquito (o mais recente militar nesse sítio) de todo o Batalhão de Infantaria 1877, ao qual pertencia através da Companhia de Caçadores 1500, desde os primeiros dias de Setembro de 1966, em rendição individual.
Nessa noite, a guerra parou. Os postos de sentinela eram em duplicado: dois soldados postavam-se em cada um deles.
Oficiais, sargentos e praças irmanavam-se o mais possível à mesma comunal mesa de consoada. E muitos de nós, não contendo as lágrimas, chorávamos a desdita de estar longe dos nossos entes queridos que mais amávamos.
Essa noite era um autêntico muro de lamentações, em que as orações ao Menino Jesus eram poucas ou nenhumas.
A segunda noite de Natal, em 1967, passei-a no Quartel da Amura, em Bissau, já ‘órfão’ de ´pai e mãe’, pois o meu Batalhão e a minha Companhia, em Outubro de 1967, haviam já regressado à Metrópole.
Nessa última Noite de Natal, algures em África, só bendizia estar vivo e esperançoso de voltar ao local que havia deixado em 25/8/1966.
E assim foi. O meu Menino Jesus me prendou, para, em 27/8/1968, voltar a pisar o chão que me viu partir.

José Amaral


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.