sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

SOLIDARIEDADE COM IVA

                        

Quando são promovidas campanhas de solidariedade, e é chamada a colaboração da população para, com uma simples chamada telefónica para um qualquer 760………, de valor acrescentado no valor de 60 cêntimos (+ IVA, valor este de iva, que quem também come é o Estado, e que é, mais uma forma do zé-povinho também estar a ser solidário com a chamada grande máquina que é o Estado), para ajudar qualquer instituição ou, como exemplo, o que agora está acontecer, neste mês de Dezembro, época por excelência especial por ser Natal e de procurarmos ajudar os outros, sem que infelizmente muitas das nossas casas estejam devidamente arrumada, mas com algum esforço e espírito de solidariedade, alguns de nós ainda vamos dando uma ajuda, sem que nada se resolva para o futuro do nosso próximo.
Entre muitos programas que sempre vão aparecendo nesta quadra festiva, temos agora o tão badalado “Toca a Todos” da RTP, Antena 1 e 3.
Efectivamente pelo menos os tais 60 cêntimos, que nos são solicitados não custam nada a cada um de nós e, em especial para quem os tem, claro. Por isso, todos nós com estes simples gestos, podemos ajudar a minimizar, ajudando todos aqueles que passam por momentos de enormes dificuldades. São inúmeros os casos, como, os dos idosos, os desempregados, especialmente todos aqueles que já perderem o direito ao seu subsídio de desemprego, os sem-abrigo, os que estão em risco de perder os seus postos de trabalho, etc. devido essencialmente, a maus-patrões-empresários e também a pobreza infantil, devido à situação precária dos empregos dos "papás",em especial devido a este Governo composto por incompetentes, prepotentes e de “meninos-queques”, que nunca nas suas vidas souberam o que é trabalhar.
Voltando, ao gesto louvável de contribuição de cada um de nós, que saberá como fazer, volto a repetir que em nada vem para contribuir e resolver a solução do problema, que existe, porque hoje resolve-se o problema…mas amanhã o mesmo problema continuará…se não houver por parte deste Governo gente honesta, que queira e tenha vontade de acabar com esta caridadezinha avulsa, com que nos habituaram e viciaram. (…já era assim, no tempo da outra Senhora…).
Do grande Chique Buarque na sua versão Tanto Mar – 1975, na primeira versão, diz o seguinte no seu poema…Sei que estás em festa, pá/Fico contente/E enquanto estou ausente/Guardo um cravo para mim.
Mas, com este gesto louvável e bonito, somos obrigados a suportar o encargo com o IVA, e estamos assim igualmente a ajudar o Estado, que assim se aproveita da solidariedade do povo. Não seria um gesto bonito por parte do Governo alterara situação e isentar este tipo de chamadas.
Mas no fundo, no fundo, ainda é bom ser Natal, pelo menos uma vez por ano…

(Texto-opinião, publicado, não na integra, no DESTAK edição nrº. 2370 de 11 de Dezembro de 2014)


Mário da Silva Jesus

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.