domingo, 25 de janeiro de 2015

A Grécia votou e o Syriza ganhou

Só há plena democracia se se é independente, quando não se depende de qualquer força externa, nomeadamente de qualquer tipo de poder económico.
Portanto, foi verdadeiramente histórico a vitória de um partido de extrema-esquerda na Grécia – o Syriza -, pelo que as medidas económicas europeias impostas no sentido de ajudar mas que só empobrecem, amesquinham e impõem o que não é plausível para serem cumpridas, devem rapidamente rever as suas políticas de coacção sobre os países mais necessitados.
Todavia, esses países mais carentes de ajuda, não podem deixar de aceitar algumas condições fundamentais, estabelecidas na honra e na confiança entre os povos/nações da mesma organização comum onde se inserem, pelo que o bom-senso deve imperar acima de tudo.
Só com coesão é que tudo se ultrapassa e todos sairão vencedores sem haver vencidos.

nota - texto publicado no METRO, de 27/1

José Amaral 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.