quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Então, aqui vai

Então, aqui vai: andava eu a deambular por entre escaparates com livros, quando topei num deles que, na contracapa, começava assim: ‘ajustes directos, contratos swap, ppp (nos sectores da saúde, da educação, águas, resíduos, vias rodoviárias e ferroviárias), privatizações de empresas públicas, concessões e subconcessões, contratos de exploração a meio século, autoestradas com portagens virtuais, rendas excessivas no sector energético, mais-valias decorrentes da venda de gás natural não partilhadas com os consumidores, aumentos das taxas nos aeroportos nacionais, direitos adquiridos – blindagens – sobre pontes e aeroportos que ainda não foram construídos, indemnizações devidas por causa de projectos adiados, mudanças de sede fiscal para a Holanda ou para a zona franca da Madeira’
Isto é, são contratos, negócios, negociatas fabulosas e direitos adquiridos que foram/são superiormente assessorados, estruturados, facilitados pelas principais sociedades de advogados que operam com todo o saber legal que lhes assiste, mas que, mesmo assim o Estado Português quase sempre sai lesado.
Todo este filão - altamente apetecido e muito disputado à custa de muitos e muitos milhões – é  a cobiça dos privados multi-endinheirados, que tudo fazem para arrebanhar, mesmo tendo em conta que nem tudo que é legal é moralmente aceite se, por exemplo, lesar ostensivamente uma das partes envolvidas no acto em apreço. Pelo que não é sério legislar de manhã e atender à tarde um cliente que foi favorecido com essa lei. É imoral!
Portanto, na trilogia Política, Advocacia e Negócios, a parte mais fraca é sem dúvida alguma o sector político, o dócil subserviente de todos os abutres interessados em tais negócios. E quem perde é o Estado – todos nós.
No interior do livro – Os facilitadores - de Gustavo Sampaio, licenciado em jornalismo, poder-se-á analisar com toda a minúcia as tenebrosas teias que têm tolhido, desgraçado e saqueado o nosso país, em geral, e todos nós, em particular.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.