terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Esperança?


Esperança?

Tem-se escrito e falado muito sobre a baixa taxa de natalidade. E até está na moda centrar discursos eruditos sobre a necessidade de melhorar a demografia. A verdade é que muitas das opções do nosso governo têm vindo a matar a Esperança, a esfrangalhar o Futuro. Tudo tem servido para desanimar os nossos jovens..
Tem havido, como, já muitos de nós e muitas vezes, temos dito, a politica do fecha-fecha, e até a aprovação de normas que desencorajam o empreendedorismo..  
Até as Escolas são fechadas; os professores – os que ainda não foram corridos – são punidos com uma quantidade anormal de trabalho administrativo que podia – e devia – ser feito por outro tipo de trabalhadores mas, depois o Estado poderia ser acusado de ter muitos funcionários. E continua a falta de profissionais nos hospitais .
Às vezes, colocam na comunicação social umas informações que está tudo a melhorar: é o PIB, são os juros, são as exportações… Mas os nossos jovens continuam a ter de emigrar, para não falar nas politicas consertadas para manter o desemprego, do esmagamento dos reformados, do corte de apoio aos deficientes e tantas outras opções que não dão Esperança a criar família e ter filhos.

As lágrimas dos avós caem todos os dias por este presente tão duro e pela agonia de uma perspectiva de vidas sem felicidade. 

Foi enviado para o Jornal Público em 16/12/2014 mas só ontem 26/Janeiro 2015 foi publicado nas Cartas à Directora  

4 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.