domingo, 18 de janeiro de 2015

Eu também sou Charlie mas não vou com a manada

Defendem o direito de publicar um cartoon de Maomé, nu, genitais à mostra, rabo espetado com uma estrela no cu mas convivem com a lei que promete três anos de cadeia a quem injurie o Presidente da Republica. Gritam pela liberdade de imprensa mas só reconhecem o direito de ser jornalista a quem o Estado e a elite da classe aceitem passar um cartão profissional.
São cúmplices por inação da opacidade informativa do governo, da Comissão Europeia, das autarquias,da justiça, dos bancos, das grandes empresas, dos clubes, dos falsos ricos, de uma hipócrita e ideológica noção de reserva da vida privada utilizada como álibi para não dar notícias.
Praticam no jornalismo a auto-censura de ética falsa, serventuária do poder, e depois ficam espantados quando o New York Times recusa publicar os cartoons de Maomé e põe na primeira página a mesma foto escolhida pelo tablóide Correio da Manhã : o momento em que um terrorista dispara para matar um polícia caído no chão. E não param para reflectir seriamente sobre os seus próprios critérios profissionais, sobre as doenças do jornalismo de causas, sobre a frieza  momentos de frenesim.
Choram pelos cartoonistas assassinados do Charlie Hebdo, chamam herói, ao director assassinado: Stéphane Charbonnier, apoiante do Partido Comunista Françês, antigo colaborador do jornal do PCF, o L,Humanité. Algumas pessoas que agora o glorificam defendem, em Portugal, que quem escreva no jornal comunista Avante! não possa ser jornalista.
Chamaram "republicana"  à marcha de Paris e viram, sem pestanejar, na primeira fila de dignitários, o primeiro-ministro da monarquia inglesa, o rei da Jordânia, vários líderes que perseguem jornalistas e outros suspeitos de violação de direitos humanos.
Placidamente noticiam que o cristão Breivik, assassino de 77 jovens noruegueses, na cadeia onde cumpre 21 anos de pena, exige que lhe troquem a PLayStation 2 pela 3.
Escrevem no Facebook pela liberdade mas tentam impor a censura prévia aos comentários dos de leitores nos sites de jornais. Estupidamente não se ralam por esses insultos serem escritos anonimamente. E, já agora, aceitam resignados seja proibido de dar entrevistas.
O meu coração também sangra pelos mortos do Charlie Hebdo. Adorava ter estado na manifestação de Paris.
O que escrevi aqui não é sobre terrorismo, é sobre as contradições insanáveis do jornalismo no meu país que o belo movimento de solidariedade, tragicamente nascido na quarta-feira, agudamente expõe ao confrontar-se com a prática dos dias vulgares. Lamento, mas recuso ser boi de algumas manadas.

Artigo de opinião do jornalista Pedro Tadeu (publicado no DN no dia 13 de Janeiro de 2015) e que eu, Arlindo Costa, por achar o mesmo tão interessante,  porque põe a nu a hipocrisia reinante, resolvi transportá-lo para este blogue.
Odivelas, 18 de Janeiro de 2015.

3 comentários:

  1. Obrigada por trazer este texto à discussão e à reflexão!

    ResponderEliminar
  2. Nos momentos de crise e de atrocidades sem conta os aproveitadores surgem na crista da onda, mas quando o barco se afunda são logo os primeiros a abandoná-lo.

    ResponderEliminar
  3. Será manada mas não me parece que seja de bois.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.