quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

LUÍS FIGO: UM FORTE CANDIDATO À FIFA, TAL COMO O SEU NOME

O anúncio hoje dia 28 de Janeiro, da candidatura do antigo internacional português, Luís Figo, que marcou e fez parte, pelo lado mais positivo de uma grande geração, a chamada “geração de ouro” do futebol português, tendo representado ao longo da sua grande e enorme e brilhante carreira, a todos os níveis notável, não só como futebolista ao mais alto e elevado nível, mas simultaneamente como um grande embaixador do mundo de futebol, deste modesto e pequeno-grande País, que se chama Portugal.
Tendo iniciado a dar os seus primeiros pontapés na bola, no simpatiquíssimo e modesto clube de bairro, do típico e chamado e mais conhecido, pela outra “banda do tejo”, mais propriamente na freguesia da Cova da Piedade, no União Futebol Clube “Os Pastilhas”, no Laranjeiro, Almada, seguiu o seu enorme percurso de 20 anos de carreira como profissional, onde iniciou a destacar-se no Sporting Clube de Portugal, clube onde se formou e dando assim iniciou ali aquando da sua formação e lhe que deu toda a projecção, para seguir o enorme percurso, que fez como futebolista, tendo representado os não menos famosos emblemas do país vizinho, a Espanha, onde representou aos mais alto patamar os emblemas do Barcelona e do Real de Madrid, e depois o não menos famosos e poderoso Inter de Milão.
Em todos os aspectos, quer desportivos e extra-desportivos, e, de renome sobejamente conhecimento pro todo esse mundo do futebol, onde espalhou talento, arte, perfume do manejo da bola, o nome de Luís Figo, é sobejamente conhecido e hoje é a grande surpresa, não só para Portugal, como para o vasto mundo da arte e habilidade do manejo da “redondinha”, pois o anúncio hoje feito, através de numa pequena entrevista que concedeu à CNN, onde afirmou a sua intenção e plena convicção de se candidatar ao lugar mais alto do futebol mundial, ao anunciar a sua candidatura à presidência da FIFA, sucedendo assim ao “lendário” Sepp Blatter”.
Como enorme futebolista que foi e sendo actualmente o que mais vezes vestiu a camisola das quinas, por 127 vezes, foi Campeão do Mundo de Sub-20, em Lisboa, corria o ano de 1991. Venceu a Bola de Ouro em 2000, foi o melhor jogador do Mundo pela FIFA em 2001 e está incluído no FIFA 100, tendo ganho tanto no seu País, como em Espanha e Itália, campeonatos e troféus, desde de uma Taça de Portugal, quatro campeonatos espanhóis de futebol, uma Liga dos Campeões da UEFA, uma Taça das Taças, uma Supercopa Europeia, uma Copa Intercontinental, quatro Campeonatos de Itália, uma Taça de Itália e três Supercopas de Itália
Em entrevista à CNN, Luís Figo (e passo a citar), afirma que “adora o futebol, preocupa-se com o futebol”, e por isso se candidatou a tal alto cargo do futebol mundial, acrescentou eu.
Para Portugal, e para o futebol é óptimo, pois trata-se de um jovem que para além de ter sido talentoso na sua profissão é um bom prenuncio para o futebol a nível mundial.
Um nome que sempre soube marcar presença, soube estar e pela sua postura e o bom trato, com que tem sabido manter, com todos os agentes e com esta grande industria que chama futebol, oferece-lhe todas as condições de poder suceder a senhor Sepp Blatter, e brilhar como dirigente, como soube brilhar como jogador.


(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do jornal RECORD de 29 de  Janeiro de 2015)

Mário da Silva Jesus

3 comentários:

  1. Este Figo, para além de um excepcional jogador de futebol, é um benemérito. Segundo ele, chegou a altura de devolver ao futebol parte do que o futebol lhe deu. Aliás, já quando cobrou 150.000€ para tomar um pequeno almoço com Sócrates, para apoio da campanha PS, mostrou a sua capacidade de sofrimento e de ser contra a corrupção. Agora, na mesma linha, candidata-se contra a corrupção na FIFA, sacrificando para usufruir de um salário mensal de 100.000€, que de facto, este exagero é um abuso para lá da corrupção. O descaramento não tem limites neste país.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário Jesus,
    O Figo foi um excelente jogador de futebol, e jovem também já foi, mas agora - com 43 anos- não o é certamente.

    ResponderEliminar
  3. De facto, também olho com muitíssimas dúvidas o filantropismo do Figo. Como atleta foi 'cinco estrelas'. Como comportamento moral, é mais um 'buraco negro' do que uma 'super star'..

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.