segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mais rigor, transparência e verdade desportiva

A respeito da amostragem dos cartões amarelos e vermelhos, que são mostrados aos jogadores, e para que haja maior rigor, transparência e verdade desportiva, quando é que os altos responsáveis pelo futebol neste pequeno “burgo”, começarem a pensarem em se reunirem, a fim de acabarem de vez, com a matreirice com que em todas as jornadas, quer sejam aqueles adeptos mais “militantes”, como os restantes, isto é, com o meu estatuto de simples adepto de sofá, que somente e através do pequeno ecrã assiste a jogos de futebol, ou então puramente acompanham e seguem os acontecimento do desporto rei, através da imprensa diária desportiva, e somos, volta não volta, ou mais concretamente escrevendo, jornada após jornada, presenteados, com a escandaleira de assistir a que muitos jogadores vejam propositadamente cartões amarelos ou vermelhos para poderem assim limpar o seu cadastro, e dessa forma ficarem disponíveis para jogos de maior importância ou para noutros casos aproveitarem assim o facto de eventualmente de na jornada seguinte calhar com um adversário de menor valor (?), e aproveitarem esse facto, simplesmente ridículo.   
Há umas décadas, já bastante distantes, não tenho infelizmente de momento memorizado precisamente qual a época em terminaram os campeonatos de reservas, em que esses jogos se disputavam às quartas-feiras, e apenas serviam, para os jogadores limparem os cartões, (quando estes começaram a ser aplicados nas regras dos jogos de futebol), que viam nas jornadas anteriores,

Hoje como todos sabemos, tanto aqueles que estão ligados mais directamente ao fenómeno do desporto rei, desde dos dirigentes, passando pelos treinadores, jogadores, quer passando simplesmente pelo comum do adepto, os clubes e jogadores de maior projecção no panorama “futeboleiro”, estão assim mais resguardos e defendidos, da “treta” da disponibilização dos cartões, agora por via da Taça da Liga… simplesmente vergonhoso.
Para quando a tomada de uma atitude, forte e responsável, por parte dos dirigentes que comandam nas suas secretarias e assembleias o futebol português, deliberarem de uma vez por todas, para bem do próprio futeebol, que os castigos então aplicados aos jogadores em determinada prova, como por exemplo, se forem na I Liga; sejam na Taça de Portugal ou mesmo na Taça da Liga, devem esses jogadores cumprirem os respectivos castigos nas respectivas provas, em que foram penalizados.   

Neste momento, uma vez que já não temos os jogos das reservas que serviam para serem limpos os cartões, temos agora entretanto os jogos da Taça da Liga, que sem dúvidas vem favorecer, e bem, as equipas de maior dimensão ou projecção.
Um assunto a ser pensado para um futuro próximo, para o bem do futebol da transparência e seriedade do mesmo.

(Texto-opinião publicado na edição online "Escrevem os Leitores" do jornal RECORD de 19 de Janeiro  de 2015)

Mário da Silva Jesus 

2 comentários:

  1. Mário, tem toda a razão. É uma vergonha tal limpeza de cartões.

    ResponderEliminar
  2. Amigo José Amaral, obrigado pelas suas palavras. Sempre no meu coração, um forte e fraternal abraço.
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.