terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A quem se deve a descoberta da ordem alfabética?


Estava eu a deambular por entre livros, quando afortunadamente dei com o olhar na capa de um deles com o seguinte e sugestivo título: ‘A Vida Secreta dos Livros’, do espanhol Santiago Posteguillo, Prémio Internacional de Romance Histórico Cidade de Cartagena, de entre outros galardões.
E, entre muitos segredos por trás da criação dos grandes clássicos da Literatura e outros dados afins bastante desconhecidos do comum dos mortais, chamou-me particular atenção a seguinte interrogação contida no referido livro: - Quem inventou a tão utilíssima ordem alfabética?
E tudo aconteceu em meados do séc. III a.C., quando Zenódoto, erudito grego, que antes andava a catalogar os melhores poemas do então desconhecido Homero, foi mandado chamar à presença do rei Ptolomeu II, a fim de organizar e de se ocupar dos muitos milhares e milhares de papiros que se amontoavam sem qualquer ordem para serem consultados, em autêntica desordem total, precisamente na monumental Biblioteca de Alexandria, fundada pelo seu antecessor Ptolomeu I.
Historicamente, Zenódoto foi o primeiro director da Biblioteca de Alexandria e a ele se deve a fundamental invenção da ordem alfabética, que tanto jeito nos faz.


José Amaral

2 comentários:

  1. José! Muito obrigada pelo esclarecimento . Adorei. Estou a ler A Ordem Alfabética de Juan José Millás e por isso me chamou a atenção o título do seu post!
    Mas a ordem alfabética não é a ordem do quotidiano, diz uma personagem do livro. Pois o pequeno-almoço faz-se antes de jantar e de lanchar!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.