quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"A troika pecou contra a dignidade”.



São deuses, e olham para os infernos com o enfado natural dos deuses, porque não há seres superiores aos deuses que julguem as suas criações imperfeitas.

E assim se peca sem castigo, cometendo todas as obscenidades sem que os mortais reajam.

Ainda ontem  açanhavam os olhos aos seus pequeninos estendedores de tapetes - dizendo-lhes que já estavam a relaxar nas reformas. Estes tremelicando para conseguirem o “quadro de honra” logo foram pressurosos ao balcão mais próximo de uma qualquer Goldman Sachs, depositar por adiantado uma fatia do espúrio  para pagamento de juros ( são os juros que eles querem pagos a horas,  que a divida propriamente dita, nenhum país paga: é um conceito virtual).

 Hoje, porque lhes convêm para enviar os gregos para as trevas, ou pô-los obedientes e bem adestrados e validarem as suas teorias da ditadura do dinheiro e dos interesses próprios, voltamos a ser o exemplo.

E o ansioso que estamos por ser exemplo do retorno a níveis de pobreza, desprotecção na educação, na saúde, abandono do apoio social, diáspora forçada!

Na sua perversidade, os deuses convidaram  uma estendedora de tapetes para uma fotografia, para ilustrar que o caminho da fidelidade e da abnegação eleva os homens.

Ela sorriu e sente-se quase demiurgo. Os seus colegas estendedores de tapetes vermelhos, aplaudiram sentido-se abençoados pelos deuses. Árduo o caminho para a santidade.


Entretanto, nos fundos dos infernos, os pecadores vêem as notícias, ouvem e lêem, e continuam calados. Se calhar fingem que estão  a utilizar essas capacidades sensoriais. Se calhar, estão simplesmente embasbacados e esbugalhados de olhar no ecrã,  a abrir e fechar a boca, involuntariamente, como as carpas nos aquários. É possível que seja isso. Os condenados não entendem, por isso não reagem.

6 comentários:

  1. Este representação do quadro europeu e do seu povo está exemplarmente descrita com arte literária. É arte descritiva como se fosse arte pictórica. Parabéns ao Luís que produz tal cultura.

    ResponderEliminar
  2. Abraço forte e obrigado pela suas palavras

    ResponderEliminar
  3. De facto, como já alguém disse que 'só ser bom aluno não chega', o Einstein tinha sido um burro, pois foi expulso da primária por fazer perguntas absurdas ao professor. E, afinal, foi o que foi.

    ResponderEliminar
  4. Publicado no Público, hoje, dia 20. Ainda bem, porque a mensagem é actuante, oportuno e sensata.

    ResponderEliminar
  5. Não tratando os povos com dignidade deviam ser julgados, juntamente com os actuais representantes das vítimas portuguesas que apoiaram e aplicaram o tratamento indigno...

    ResponderEliminar
  6. O que diz é justo. Mas julgados por quem? Se eles é que têm o poder de julgar, quando querem e o que querem. São eles que fazem as leis, as suas leis, sem respeito pelos outros. Esta é a realidade pura e crua, que vai levar à destruição desta civilização.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.