quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

QUAL É O CLUBE OU O PRESIDENTE, QUE NÃO TÊM TELHADOS DE VIDRO?


Não quero de forma alguma, cada vez que venho tecer qualquer comentário nesta secção, criar qualquer tipo de polémica ou “guerrinhas”, acerca dos principais responsáveis dos clubes, que são sem qualquer dúvida e inequivocamente, os seus presidentes, e que têm todo o direito de defenderem com todas as garras aos seus alcances respectivos clubes que representam.
Ontem foi o senhor Bruno de Carvalho, hoje vou dedicar este texto-opinião, (que tem o valor que tem e que os leitores possam fazer o favor ou queiram dar, o devido valor que ele mereça ter, e estou pronto e completamente à vontade para aceitar todas as criticas que me possam apontar, só a este autor e a mais ninguém, sem contudo poderem de qualquer forma ser beliscado o bom nome do Jornal Record, que merece o maior respeito, pois o único responsável por esta opinião assumidamente sou eu, e como tal ninguém me encomendou tal trabalho), ao homem superforte e todo-poderoso do clube nortenho, o senhor Pinto da Costa, digníssimo presidente do grande clube que é o FC Porto.
Como, amanhã, se por acaso houver motivo para tal, poderei falar e criticar igualmente, se for caso para tal o presidente do Benfica, senhor Luís Filipe Vieira, pois não tenho dividas para qualquer um dos presidentes dos chamados três grandes, todos eles me merecem todo o respeito e a devida admiração.
Mas, reconheço antes de mais e acima de tudo, que os presidentes de qualquer clube, seja ele, clube grande ou clube pequeno, são efectivamente para saberem dirigir os destinos dos clubes que representam e defende-los. Tais como os patrões, que têm todo o direito e o dever de saberem (efectivamente neste dia-a-dia dos negócios, quantos patrões não sabem devidamente da “poda” dos seus respectivos negócios, e acabam muitas das vezes, a maioria das quais, e por má gestão acabando por atirarem as suas firmas para as respectivas falências, atirando assim com elas, e os menos culpados, os empregados para o infernal desemprego.

Tal como os gerentes-patrões das firmas, servem para gerir, (aqueles que sabem, ou têm aptidões para tais destinos), os presidentes dos clubes, servem também para gerirem igualmente os destinos, o melhor que sabem dos clubes que representam, cujos sócios confiaram neles, através dos votos, quando das respectivas eleições.
Hoje tive a oportunidade de ter acesso a uma notícia, online, de um jornal diário, mais concretamente o Diário de Notícias, (que peço desculpas por citar o seu nome), em que o presidente Pinto da Costa, tece graves acusações e críticas, às arbitragens, acrescentando o citado senhor, que reconhece que as arbitragens decidirão quem será o vencedor da Liga.
Vou ser um pouco irónico, (coisa que já fui chamado a atenção pelo jornal, para o não fazer, mas a vontade e a teimosia têm destas coisas e às vezes manda mais), e arrisco a perguntar, se sabe prever os números para o sorteio de amanhã do euromilhões..
O senhor Pinto da Costa, criticou as arbitragens que têm marcado a I Liga de 2014/15, na qual o Benfica é líder à entrada para a 23ª jornada com pontos de vantagem sobre o FC Porto, questionando-se sobre a “seriedade” dos árbitros
Sei por experiência própria, porque já fui chamado a atenção para o facto, de ter cuidado quanto ao tratamento que tenho que dar a algumas personagens deste mundo "futeboleiro". Mas no fundo dá-me vontade de fazer a pergunta do título,…QUAL É O CLUBE OU O PRESIDENTE, QUE NÃO TÊM TELHADOS DE VIDRO?

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do jornal RECORD   de 26 de Fevereiro de 2015)

Mário da Silva Jesus


2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.