segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Que trágicos lugares cimeiros


Entre os 28 estados-membros e parceiros da EU, Portugal encontra-se nos lugares cimeiros pelas piores razões. Contudo, o actual governo (PSD/CDS), mais os apaniguados legisladores na AR (PSD/CDS), mais a PR (PSD) não se cansam de cantar hossanas por tão boa governação e classificação.
Mas, referente ao Saldo Orçamental Nominal em 2015 em percentagem do PIB, Portugal ocupa um desonroso 5º lugar, com (-) 3,23%; e, no que toca à Dívida Pública no mesmo período – em 2015 -, ocupa garbosamente um trágico 3º lugar, com 124,5%.
Agora, numa amostragem tipo boletim meteorológico, poder-se-á afirmar com toda a propriedade que Portugal está a ser varrido por tempos muito maus.


PS – já agora mais uma achega: não compreendo qual a razão do porquê do Reino Unido não ter também o euro como moeda comum. Não estará a subverter o esquema instituído, ou uns são filhos e outros enteados?

José Amaral

3 comentários:

  1. O Reino Unido é um marco da civilização ocidental e tem uma identidade própria assente numa cultura independentista. Não é por acaso que a língua inglesa é a usada nas relações comerciais e científicas. A tradição, para os anglófonos ainda representa muito. Daí, ser difícil abdicarem da libra enquanto esta for aceite em quase toda a parte do mundo. O emitir moeda é uma fonte de poder, e estando o Banco Europeu, que emite o Euro, sediado na Alemanha, não seria para os ingleses muito cómodo aceitar tal subordinação.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.