sábado, 28 de fevereiro de 2015

"VIDA ALÉM DO FUTEBOL" - SERÁ SOMENTE CULPA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL?

Resultado de imagem para paralimpicos



Clotilde Moreira começo esta minha opinião e pedir a devida permissão da sua parte, de não começar este texto com alguma formalidade, como por começar, por Senhora Dª. Clotilde Moreira.
Depois, para a seguir transmitir e dar a minha singela e modéstia opinião acerca dos eu texto e desde já dar os meus parabéns, pelo seu texto de hoje, com um título bem sugestivo, e muito actual, “Vida além do futebol”, e pela forma como presenteou todos os leitores, principalmente, todos os leitores-escritores de cartas, principalmente deste blogue, “A VOZ DA GIRAFA”.
Efectivamente, estou completamente de acordo com o seu texto, e endereço desde já e mais uma vez os meus parabéns (nunca é demais) e por esta via, pela sua análise tão positiva acerca do desporto em geral, deste nosso pequeníssimo “rectângulo”.
Essencialmente e em especial pelo protagonismo que é dado ao futebol, que é sem dúvida alguma, a modalidade desportiva, que é mais vezes escrita e falada, e que enche as páginas dos nossos “pasquins”, e dado sempre o maior relevo por parte da nossa comunicação social, e vivida com especial emotividade, pela maioria da população, que está completamente “embebedada” pelo futebol e só futebol, parece que não resta mais nada nesta vida, a que eu apelido dos chamados “pés rapados” e ignorantes do resto da cultura e que só falam ou escrevem somente sobre futebol e infelizmente, não vêem mais nada, ignorando por completo as outras modalidades, como que “tenho muitas vezes chamado” as mais pobres, entre outras e muito bem, como afirma no seu texto, em especial os “ATLETAS PARALÍMPICOS”, que pouca importância ou nenhuma é dada pela comunicação social, direi mesmo, que muito pouca mesmo ou nenhuma importância dispensa, infelizmente, a estes briosos corajosos atletas.
Portanto o seu texto está muito bem visto, e mais uma vez os meus sinceros parabéns, aliás nunca é demais, enaltecer o seu texto.
Contudo, permita-me, (neste espaço), e que tenha a devida autorização para tal e com todo o respeito, por todas as outras opiniões que são expressas neste blogue, e repito uma vez mais, umas melhores que outras, mas que tenho todo o dever e direito de respeitar e aceitar, mas igualmente tenho o direito e dever de igualmente chamar a atenção, no bom e melhor sentido critico e reservando o melhor respeito por todos aqueles, que ao longo destes dois anos que existe este blogue, em que colaboram já cerca de nove dezenas de leitores-escritores de cartas, e das 2574 opiniões, pergunto quem já expressou e quem teve a ousadia de falar ou pôr questões acerca das chamadas modalidades menos favorecidas e não debatidas pela comunicação social, que a cara amiga e muito bem refere na sua opinião? Praticamente nenhum dos nossos confrades do nosso blogue, têm tido a ousadia de igualmente de escreverem acerca das modalidades chamadas “pobres”.
Não tenho intenções ou pretensões ser jornalista ou escritor, de livro feito.
Reconheço, no entanto, que ultimamente e dentro daquilo que me é possível “desenhar” e saber transcrever (que é muito pouco), perante outros, que sabem desenhar e rabiscar melhor e com mais aptidões para esta coisa da “escrita”, e, que não está ao alcance de qualquer um, mas ultimamente tenho vindo a exceder, um pouco em assuntos mais ligados ao futebol, mas de forma alguma, estou a fazer qualquer justificação ou a fazer “mea culpa”, porque não tenho esse dever de o fazer.
No entanto tenho sido ao longo destes dois anos, um óptimo observador, (desculpem-me tanta modéstia), mas verifico que neste blogue dos já citados cerca das 2574 textos-opiniões, poucos têm sido os nossos confrades deste “blogue”, que têm arriscado e poucos ou nenhuns têm tido igualmente a ousadia de falarem das chamadas modalidades pobres, que a comunicação social tanto ignora por completo.
Mas mais uma vez e com a devida modéstia, quem tem vindo a falar dessas modalidades pobres? Quem tem? Tenho sido eu.
Permitam-me, já que ninguém me gaba, gabo-me eu. Tenho sido eu, que mais elogios tem feito às chamadas modalidades pobres, (textos-opiniões escritos conforme as minhas capacidades, sabedoria e cultura e o de saber escrever), deste igualmente pobre PAÍS, pelo que deixo, uma listagem dos textos que já reproduzi para este blogue, acerca das chamadas modalidade pobres e extensivos a outros órgãos da comunicação social, que fazem o favor de publicarem.
Finalmente, para a Senhora, mais uma vez os meus parabéns.

DATAS TÍTULO-OPINIÃO MODALIDADE
16-06-2013 Nem tudo é mau Ciclismo
16-07-2013 Super-Atleta Atletismo
09-09-2013 Parabéns à Natação Natação
29-09-2013 Atleta português vence ultramaratona na Grécia Atletismo
29-09-2013 Rui Costa, campeão do Mundo de ciclismo Ciclismo
13-10-2013 Portugal sagras-e campeão do mundo de sub-20 Hóquei em Patins
08-12-2013 O atletismo está de parabéns Atletismo
10-02-2014 O ténis de mesa português ao mais alto nível, está de parabéns Ténis de Mesa
22-06-2014 Rui Costa,vence pelo 3º.ano a volta à Suiça em ciclismo Ciclismo
29-09-2014 Portugal campeão da Europa de ténis de mesa Ténis de Mesa


Mário da Silva Jesus

4 comentários:

  1. Obrigada pelas suas palavras. Não é a primeira vez que chamo a atenção para o excessivo futebol muitas vezes não publicado. E até directamente
    para a TV que não me ligam nenhuma.
    Vamos continuar a chamar a atenção.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas suas palavras. Não é a primeira vez que chamo a atenção para o excessivo futebol muitas vezes não publicado. E até directamente
    para a TV que não me ligam nenhuma.
    Vamos continuar a chamar a atenção.

    ResponderEliminar
  3. Mas é o futebol que movimenta muitos milhões e outras safadices, que todos os dias delas somos informados: por quem as faz e por quem se julga anjinho, e de nós faz palermas.

    ResponderEliminar
  4. O futebol,..religião e a tramp.....da politica andam, todas de mãos dadas, a enganar o "Zé...."

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.