terça-feira, 24 de março de 2015

A fossa do Mindanau

 
Pode parecer contraditório mas, se analisarmos com cuidado, não é tanto assim.

Por um lado, o senhor Presidente da República previu, aquando da sua recente estada em Paris, que Portugal irá crescer, neste ano de 2015, a uma taxa de 2%. Por outro, o FMI afirma que a sua perspectiva de evolução da nossa economia a partir de 2016 vai no sentido da recaída. Não esqueçamos que o primeiro nunca se engana e o segundo tem sempre razão.
Contradições entre o PR e o FMI? Não, pode-se subir num ano e descer no seguinte. O mal foi que o PR, na sua qualidade de professor de economia, quis persuadir-nos de que, sendo 2014 o ano da viragem, agora é sempre a subir. Estará a dar uma ajudinha à coligação governamental? Não o acho capaz disso…
É pouco saudável que aja desta forma. Nos finais de 2016, ele já não estará nas funções para dizer que “eu bem tinha dito”. Com grande probabilidade, o actual Governo também não. Quem cá estiver, então, que feche a porta e apague a luz.

Bem se esforçam para que nos sintamos todos contentes por estar a subir a fossa do Mindanau. Ninguém quer é lembrar-nos de que, para atingirmos a tona da água aonde já flutuámos (é certo que aos baldões), ainda temos muito que “trepar”. Haverá oxigénio que chegue?

EXPRESSO (21/03/2015)
Truncada a parte sublinhada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.