sábado, 28 de março de 2015

ANTEVISÃO DO III PORTUGAL-SÉRVIA

Imagem dos resultados de notícias


Amanhã, domingo dia 29 de Março, Portugal e a República da Sérvia, vão-se defrontar no Estádio da Luz, para o jogo referente ao Grupo I, da fase de apuramento para o EURO2016-França, jogo de grande importância e fundamental quanto às aspirações e quanto ao futuro do apuramento da selecção das quinas, que em caso de vitória coloca Portugal em primeiro lugar, e numa situação algo privilegiada do seu grupo, com mais um ponto que a Dinamarca, e assim abre grandes esperanças quando ao apuramento da nossa selecção com vista á sua presença na fase final da competição, que se irá realizar no próximo ano em terras gaulesas. Com efeito, Portugal tem fortes hipóteses de se qualificar uma vez, que são apurados directamente os dois primeiros de cada grupo.
Com o seleccionador Fernando Santos impedido de dirigir do banco a equipa das quinas, este será o seu primeiro jogo de castigo, que tem de cumprir, dos dois que lhe foi aplicado pela FIFA aquando do último campeonato do mundo-Brasil 2014. Assim, vai calhar a responsabilidade de dirigir do banco da selecção o não menos experiente técnico-adjunto Ilídio Vale.  
Frente a frente vão estar o 7º. classificado,Portugal e o 40º. classificado, República Sérvia, respectivamente, conforme o ranking da FIFA à data de Fevereiro de 2015.
Do historial de encontros entre estes dois países, esta será a terceira vez que as duas selecções se irão encontrar. Os dois anteriores encontros aconteceram, na era do seleccionador Luís Felipe Scolari e foi a contar para o EURO 2008-Áustria/Suiça, em que estiveram englobados no Grupo A da fase de apuramento para a mais alta competição do continente Europeu. Tendo o primeiro confronto realizado a 28 de Março de 2007, no Estádio do Estrela Vermelha, na capital, Belgrado, cujo resultado foi de 1-1, com o golo de Portugal a ser apontado por Tiago do Lyon de França, tendo esse jogo sido arbitrado pelo francês, Bertrand Layec. O segundo jogo realizou-se no dia 12 de Setembro de 2007, em Lisboa no Estádio José de Alvalade, com o resultado de novo a ser de 1-1, com o golo das quinas a ser apontado por Simão Sabrosa então a representar o Atlético de Madrid, sendo o árbitro que dirigiu esse encontro o alemão, Markus Merk. Neste grupo de apuramento Portugal ficou em 2º. lugar logo atrás da Polónia, tendo como tal sido apurado para a fase final do EURO2008, tendo ficando a Sérvia no 3º. lugar, do grupo A.
EURO2008, cuja participação de Portugal, não foi além dos quartos-de-final, tendo sido eliminada pela Alemanha por 2-3, no Estádio St. Jakoh-Park, em Basileia, no dia 19 de Junho de 2008.
Como tal o historial dos confrontos entre estes dois países é bastante curta. Pois a Sérvia, era parte da ex-Jugoslávia e que em 2006 passou a ser independente.
De registar e salientar no entanto, o facto dos confrontos que a nossa selecção teve com a ex-Jugoslávia, onde se defrontaram por 5 vezes, com 3 vitórias para Portugal e 2 derrotas, com 11 golos marcados e 12 sofridos.
Como adepto e português, espero o melhor resultado para as nossas cores, e que esse resultado seja culminado com uma vitória, e que assim possa abrir grandes expectativas para podermos estar presentes em França no próximo EURO2016, o que seria um grande presente que toda a equipa portuguesa podia oferecer em especial para os nossos emigrantes que labutam em terras de França.


(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do jornal RECORD   de 28 de Março de 2015)

Mário da Silva Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.