segunda-feira, 16 de março de 2015

Apresentação

Os leitores mais atentos da Voz da Girafa notarão sem dificuldade que é a primeira vez que aqui marco presença.
Ora, apareço aqui, hoje, não por convite da Girafa, escrito ou de viva voz, mas por efeitos de um e-mail que, muito gentilmente, a Maria do Céu Mota (assim mesmo, sem senhora dona ou qualquer outro título que certamente bem merece), que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, me dirigiu, espicaçando-me o interesse por aqui vir, de vez em quando, exprimir alguma opinião ou estado de alma.
O impulso da escrita vem de longe. Em jornais, registo uma carta publicada sobre assunto de que não me recordo, já nos idos de 70 e tal, no saudoso “Sempre Fixe”. Obviamente na 2ª Série, iniciada logo em 1974, e não naquela em que pontificaram Bordallo Pinheiro (Pedro) e Stuart Carvalhais – não sou tão antigo quanto isso.
Houve ainda alguma produção publicada, mais ou menos dispersa, mas que terminou em 1982. Depois do Nada, o Público, a partir de Fevereiro, deu à estampa algumas cartas minhas. Digamos, portanto, que já não gastava tinta aos jornais há mais de 30 anos.
Razões? Nada de especial: falta de tempo e muita, muita preguiça e encolher de ombros. Alguma coisa mudou que me faz voltar tão repentinamente ao teclado? (Isto do teclado é claramente uma força de expressão: sempre que, outrora. Escrevia, era provavelmente com uma simples Bic…).
Na realidade, o tempo continua a faltar-me e, ao que consta, não estou menos preguiçoso. Estou é mais irritado e não me apetece encolher os ombros. No nosso país e por essa Europa fora estamos a passar tempos que não imaginei, até há pouco, virmos a viver.
Não deixa de ser um pouco estranho que, no catálogo das musas disponíveis, eu fosse escolher a INDIGNAÇÃO. Mas creia-me quem me ler que essa é, de momento, a minha mais forte motivação. Julgo não ser necessário explicitar os motivos para esse estado de ânimo.
E pronto. Para apresentação não é muito, para explicação dos motivos que me trouxeram até aqui, parece-me suficiente. Isto, sem qualquer desconsideração pelos eventuais leitores, mas é preciso não esticar os textos, sob pena de ninguém os ler.

Aproveito esta “apresentação” para referir que, em separado, vou publicar, já de seguida, um post com uma carta que o Público editou em 22 de Fevereiro passado.

6 comentários:

  1. Ainda bem que voltou a escrever! Em 30 anos, muita coisa ficou por dizer!! Força! A indignação é um óptimo motor de arranque.Bem vindo ao A Voz da Girafa.

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para deixar umas breves pinceladas, de congratulação pelo seu reencontro com a escrita! Embora, como sabe, muitas vezes discordante tanto no plano político, desportivo, religioso... (enfim, acho que raramente concordamos em alguma coisa :D), não é contudo sem consideração pela exímia expressão manuscrita que vorazmente manifesta, a qual desde já vincada e enfaticamente reconheço e registo. Espero vir a ficar "cliente"...

    PS: fico apenas na expectativa que os textos não venham revistos por um qualquer (des)acordo ortográfico!

    Abraço,
    JS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esperava outra coisa de si. De qualquer modo, aqui fica o meu agradecimento.
      Quanto ao (des)acordo ortográfico, pode ficar descansado. Só à força e, mesmo assim...
      Abraço

      Eliminar
    2. Não esperava outra coisa de si. De qualquer modo, aqui fica o meu agradecimento.
      Quanto ao (des)acordo ortográfico, pode ficar descansado. Só à força e, mesmo assim...
      Abraço

      Eliminar
  3. Seja bem-vindo, para que eu possa aprender o que tem para ensinar, pois gostei da apresentação.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.