sexta-feira, 10 de abril de 2015

A praga dos concursos telefónicos das TV

Há quem defenda que a televisão portuguesa está morta. A programação dos quatro canais generalistas portugueses está sem novidades. Há muito que se deixou de tentar fazer alguma coisa realmente criativa e de referência nacional, e se passou a usar todo o tipo de manobras para arranjar dinheiro. A programação é quase toda ela, focada num público envelhecido que aos poucos vai afastando completamente o público mais jovem. O espaço juvenil já há muito transitou para os canais por cabo.

Ainda assim, mesmo com estas programações completamente enfadadas, há um fenómeno que está a matar completamente a televisão, embora ainda continue a encher os bolsos a uns quantos das administrações televisivas. Estou a falar claramente dos números de telefone iniciados por 760. Mas que raio de praga foi esta que a televisão portuguesa apanhou? Mas será que vale mesmo tudo para ganhar dinheiro? Quantas vezes se ouve o apelo aos telespectadores para ligarem para o tal número, com promessas que aquela chamada pode de facto mudar as suas vidas? Sejamos coerentes: se há tempos, a compra e venda de ouro foi um autêntico festival de oxigénio para as pessoas que estavam praticamente na linha da morte do endividamento, estes apelos à chamada a entrar pelos ouvidos dos telespectadores desempregados, arruinados financeiramente, e até quem sabe, reformados mas em condições lastimáveis de capital, soam como a última Coca-Cola do deserto. Não sei qual será a honra de um apresentador para aceitar tais condições.

Há tempos, disse que era preciso estar muito na lama para um apresentador aceitar tamanhas condições. Deixou-se de ter brio no trabalho honesto, será isso? Porque sim, na minha opinião isto não é de facto uma actividade verdadeira, assim como também não é para a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que ao que parece, vai tentar intervir (finalmente) neste verdadeiro circo de manipulação, cheia de acções enganosas e práticas comerciais agressivas. Ver quase 95% da duração do programa, os números da chamada “milagrosa”, não será de todo um abuso?

Ao que parece a RTP também já entrou nesse jogo, que já rendeu cerca de 50 milhões de euros à SIC e 65 milhões de euros à TVI em receitas de multimédia. Afinal parece que os 60 Cents + IVA até fazem gerar dinheiro, não? Espero sinceramente que alguém ponha fim a estas práticas o mais rápido possível, porque ontem já era tarde. 

1 comentário:

  1. Quem é que não faz 'rabiscos' e se sinta 'um maldisposto' ao constatar toda a oficial ladroagem que o meu conceituado confrade enumera?

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.