sexta-feira, 10 de abril de 2015

Com a saúde não se ... poupa


Elaborar o Orçamento do Estado até pode ser divertido. Às vezes, parecerá um puzzle. O problema é que o que lá se põe (ou tira) envolve consequências que podem ter a ver com a vida (e a morte) de outras pessoas.
O envelhecimento progressivo das populações (que se saúda pelo adiamento da morte e que se lamenta pelo baixo número de nascimentos) é fenómeno conhecido e estudado, razão suficiente para afastar qualquer esboço de desculpa com base nas “surpresas” que acontecem. O que é previsível (como a gripe no Inverno) não pode ser surpresa.
Em Portugal, ano após ano, o Orçamento do Ministério da Saúde é alvo de cirurgias que lhe amputam verbas, quando o que se esperaria era uma trajectória ascendente já que, por via do envelhecimento demográfico, os doentes aparecem nas Urgências com idade cada vez mais avançada e, consequentemente, com complicações adicionais. A crise também ajudará à “festa”: quantos portugueses se vêem forçados a recorrer aos serviços hospitalares porque, por insuficiências financeiras, adiaram compras de medicamentos, descurando ou interrompendo tratamentos?

Para os leigos como eu, surpresa é ficar a saber que aparecem casos de escorbuto. Está-se mesmo a ver que quem sofre de escorbuto não é por ter andado nas viagens dos Descobrimentos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.