quinta-feira, 23 de abril de 2015

Em Abril, Liberdades Mil

Abril: mês da liberdade ; mês encorajador do sentimento oprimido na revolta de capitães da malta, que animam os quadrantes políticos e sociais.
Faz este mês, mais precisamente dia 25 de abril, 41 anos , que Portugal viveu uma das páginas mais importantes da sua história democrática: o fim do regime ditatorial e o início da vida em liberdade com a instauração da democracia. O povo português, após um longo período de 48 anos submissos e subjugados a uma ditadura fascista, viu a luz da liberdade no dia 25 de abril de 1974.  Parecia que não seria de todo possível, tal era a força do regime mas os capitães imbuídos de um sentir glorioso e confiante, invadiram as ruas e depressa se puseram a caminho naquela que seria a aura libertadora de um povo amordaçado e agrilhoado com as correntes negras do fascismo .
Após o eclodir da liberdade e do grito do Ipiranga , Portugal, pôde construir um caminho sólido e baseado em valores sociais muito fortes , que basilaram o regime democrático desde então. Portugal,  ,dava assim os primeiros passos num regime desprovido de qualquer medo ou receio , acrítico e com uma forte componente metódica . A constituição de um regime democrático implicava um reset ao País , acostumado com outro tipo de enfrentamento perante as adversidades. Não mais estaríamos orgulhosamente sós mas sim ambiciosamente unidos numa Europa , da qual viemos a ser parte integrante passados poucos anos e que nos granjeou respeito e estima , assim como nos auxiliou no nosso desenvolvimento económico e social.
A liberdade, é o bem mais precioso que temos pois sem liberdade não somos ninguém ; sem liberdade somos apenas pedaços de pele num corpo modeladamente desenhado para andar de um lado para o outro.
Não existe pensamento livre se não tivermos a liberdade para tal; não existe escrita livre, se não formos donos da nossa liberdade; não existe liberdade, se a prisão capitalista se mantiver e nos continuar a levar para um beco sem saída.
A honra e a memória dos que fizeram abril , devem perdurar nas nossas mentes e nos nossos corações  e neles devemos despositar a nossa coroa de glória por nos terem presenteado com tão bela façanha. Em abril, sejamos mais uma vez heróis e donos  da nossa história ; sejamos o que tristemente não temos sido desde que fomos arrastados para uma crise sem precedentes:  valentes e  ambiciosos . Unidos venceremos porque juntos somos mais fortes!
Viva a liberdade! Viva abril! Viva Portugal!

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.