quarta-feira, 22 de abril de 2015

O DIA DA TERRA E A HECATOMBE ALEMÃ

Hoje é o dia do planeta Terra, mas como seria de esperar , pelo menos aqui por terras lusas, isso é absolutamente irrelevante quando ontem o FCP levou uma valente sova dos nossos "amigos" alemães e o orgulho lusitano está ferido. A derrota do clube da Invicta é incomensuravelmente mais relevante do ponto de vista jornalístico do que o facto do planeta estar a morrer às mãos de quem tem a obrigação moral, ética e cívica de o defender.

Mas eu, ou sou parvinha ou sou ingénua por ainda me preocupar em reflectir acerca destas coisas e de denunciar as enormidades que os senhores do mundo, cínicos e hipócritas, fazem todos os dias.

A cobertura mediática do dia de hoje, o dia da Terra, fez-me vir à memória uma palestra sobre a sustentabilidade do planeta em que participei, e o momento em que no debate tomei a palavra e tentei "provocar" ( no bom sentido ) a audiência , composta maioritariamente por jovens e falei sobre a Monsanto e da sua criminosa actividade. Pois bem, a maioria dos jovens pensava que eu estava a falar da terra portuguesa com o mesmo nome e obviamente não só não estavam a perceber nada do que eu estava a dizer, como não valorizaram grandemente o que está a acontecer ao nosso planeta, porque eles vivem para o Hoje e no Hoje a derrota do Porto é bem mais importante do que a bendita "Monsanto" .

A culpa não é deles...a culpa é de toda uma sociedade e de um mundo alicerçado em valores que já conseguiram ultrapassar o vinculo da imoralidade e os intoxica com o imediatismo do não pensar, do não questionar, do não por em causa, da passividade e do conformismo.

Eu posso ser tola em insistir e certamente sou, mas por mim e pelos meus filhos e netos, se algum dia os vier a ter, não posso deixar de escrever uma linhas sobre este planeta que amo e com o qual me preocupo mas teve o supremo azar de neles ter aparecido a raça humana que, com a sua mania da supremacia da espécie, continua despudoradamente a "cuspir no prato onde come" e "quem vier atrás que feche a porta".
Mas, porque uma imagem pode mesmo valer por mil palavras...aqui vos deixo, para memória futura.




2 comentários:

  1. Ainda bem que li o que a Graça escreveu. E, infelizmente, também não estava a saber de qual Monsanto falava. Contudo, logo vi que a nossa Monsanto não se metia em actividades criminosas, mas sim a 'outra', engendrada pelos homens de mau porte.
    Todavia, para memória futura, nada restará. Só o silêncio cósmico permanecer-se-á.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu generoso e lúcido comentário José Bernardo.
    Tristemente ontem não consegui ver nem ouvir uma única referência ao dia da Terra nos órgãos de comunicação social, ditos de referência. Não quero ser mais papista que o papa e dizer que passou despercebido em todos o lado, porque não procurei em todo o lado, mas entristece-me muito ver que tudo continua na mesma - ou melhor piorou porque o ser humano refinou a seu poder de hipocrisia e de cinismo em relação a esta matéria e isso é altamente preocupante.
    Obriga, mais uma vez ...e que a sua seja também uma voz activa.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.