quarta-feira, 8 de abril de 2015

Quanto vale uma vida no Quénia?



Foi esta a imagem que pouca gente teve a oportunidade de ver. Gostava de vos perguntar, a vida humana na África tem menos valor do que na Europa? Eu sei que é uma pergunta estúpida, porque todos sabemos que sim, mas há sempre falsos moralistas que insistem que não.
Admito que estive à espera que passassem alguns dias para poder avançar com uma publicação para tocar na ferida daqueles que há meses, se mostraram muito solidários com os que perderam a vida no ataque ao Charlie Ebdo. Foi um lindo movimento que se ouviu falar no mundo inteiro. “Je suis Charlie” era a frase do momento e, estava na moda dizer que a liberdade de expressão era um direito digno de levar até ao fim. Perderam-se 12 vidas em França. Contudo, houve um autêntico massacre no Quénia e pouco se leu e ouviu falar.
Foram qualquer coisa como 145 mortes, num atentado a uma universidade no Leste do Quénia. Não deve ter sido um cenário bonito de se ver, mas julgo que não tenha sido por isso que a imprensa mundial decidiu ignorar praticamente o assunto.
Onde está o mediatismo à volta disto? Onde é que estão as palavras de ordem? Onde estão as marchas dos líderes mundiais e as palavras de conforto às famílias destas 145 pessoas? Foram praticamente doze vezes mais as mortes registadas no Quénia! As mortes do Quénia não vendem tantos jornais?
No meu feed de notícias costuma aparecer tanta coisa, e por vezes até aparecem coisas completamente dispensáveis, mas não vi uma única referência ao atentado da escola universitária! Porque será? Onde é que andam aqueles que há meses, trocaram todos de imagens de perfil e de capa com a frase “Je suis Charlie”? Então, mas não podemos ser agora solidários com uma situação, que há partida foi bem mais macabra?
As desigualdades continuam aí, basta abrir os olhos e ver o que nos rodeia.

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.