terça-feira, 26 de maio de 2015

A excepção na vocação privatizadora do governo

Um acontecimento inédito, nos tempos que correm, foi a nacionalização pelo governo PSD/CDS do Europarque, em Vila da Feira. O Europarque foi construído em 1995, pertencia à AEP (Associação Empresarial de Portugal) e foi um projecto de expansão da Exponor (Matosinhos).

A AEP recorreu a um empréstimo bancário em 1995, equivalente a 35 milhões de euros, tendo como fiador o Estado, através do governo do PSD/Cavaco Silva.

16 anos depois (em 2011), a AEP informou que não tinha dinheiro para pagar e a banca executou o aval do Estado. O actual governo teve que pagar à banca e ficou com o Europarque, que foi cedido recentemente, para gestão da Câmara Municipal de Vila da Feira, por um período de 50 anos. Segundo o presidente da autarquia (PSD), os custos de manutenção serão de cerca de 400 mil euros por ano.


Moral dos factos: falhou a badalada superioridade da gestão privada duma importante associação empresarial (AEP); e o governo PSD/CDS nacionalizou o Europarque, contrariando a sua vocação privatizadora.     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.