segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Noção do Respeito


Ou Portugal é um país civilizado, e a maioria dos seus habitantes são normalmente cumpridores, e só não cumprem as suas obrigações contratuais quando surgem dificuldades que estão para além das suas possibilidades, ou é um coito de malfeitores onde o incumprimento está generalizado.
Partindo do princípio que a primeira definição é a correcta, e não aceitamos que seja compreendida de outra maneira, logo a maioria dos que não cumprem são pessoas ou entidades que estão com enormes dificuldades.
Embandeirar em arco, com o êxito das cobranças coercivas exercidas através dos serviços da Autoridade Tributária, não me parece que retrate uma boa imagem da sociedade portuguesa.
Mas, tão grave ou mais, que esta atitude triunfante, é a decisão de atribuir prémios aos funcionários públicos, da área da cobrança dos impostos, por terem exercido um bom serviço na perseguição aos incumpridores.
Para além do ridículo que se terem incluído, nos bens a leiloar, bolos e objectos mesquinhos, como acicate às contrapartidas resultantes do êxito das penhoras, a decisão de premiar os executores com 5% das cobranças, ultrapassa todas as regras de urbanidade.
Quem cobrou impostos, mesmo à má-fila, é um bom funcionário e merece prémio. Isto é inacreditável, mas o Governo na sua ânsia de caça aos impostos, valoriza tudo o que esteja nesse percurso, onde os números são mais valorizados que os cidadãos. Por isso, este é um sector que o Estado considera de excelência.
E os médicos, os enfermeiros, todo o pessoal do sistema de saúde que cumprem com eficiência o seu serviço, que prémios merecem? E os professores e todos os agentes que estão na acção educativa e formativa, que reconhecimentos têm? E os agentes da segurança, da higiene e limpeza, do fornecimento de água e electricidade e de todos os serviços onde assenta a nossa vida social, que responsavelmente exercem as sua obrigações, que compensações extras vão receber?
E os que, fora da esfera pública, produzem a riqueza que alimenta todo o aparelho estatal, que prémios recebem pela sua acção?
Os governantes, que tomam decisões deste jaez, para além de darem uma noção de desrespeito pelos cidadãos, estão a lançar sementes de insanidade, que se for implementada, destruirá toda uma sociedade que se queria justa, respeitadora e respeitável.
11.05.2015

Joaquim Carreira Tapadinhas, Montijo 

4 comentários:

  1. Sim, e os outros, tantos, que cumprem com o seu dever?
    Que reconhecimento?

    ResponderEliminar
  2. Confesso que quando ouvi esta notícia, tive de imediato vontade de escrever sobre a mesma manifestando a minha discórdia. Tive no entanto a sorte de ouvir uma notícia mais esclarecedora dizendo que esta gratificação teria sido aprovada no longínquo ano de 1997. Fazendo o trabalho de casa, consultei a net e realmente este esclarecimento estava certo. Assim sendo, desisti de escrever a tal carta pois infelizmente o governo actual comete tantos erros que não me vai faltar oportunidades para o criticar. Neste caso, não. Jorge Morais

    ResponderEliminar
  3. O facto de a Lei ser de 1997, mas que, felizmente, não estava a ser aplicada, não alivia a carga de parcialismo e maldade que tem em si. Talvez, por ser quase ignóbil, não estivesse na mente dos responsáveis em ser cumprida. Desenterrá-la, 18 anos depois e na actual situação, para além de ser uma provocação escandalosa, é uma semente de divisão entre os funcionários públicos e, num espaço mais amplo, entre todos os trabalhadores portugueses.

    ResponderEliminar
  4. Publicado hoje no Expresso (16.05.2015), como de costume com cortes, devido à extensão, como a carta da semana.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.