domingo, 24 de maio de 2015

Arriscar e Petiscar

A vida é feita de riscos e só arrisca quem tem a capacidade de sonhar que pode e deve ir mais além. No entanto, somos muitas vezes condicionados pelo medo: medo de arriscar , medo do desconhecido, medo de lutar por algo melhor.
Mas a vida é ela mesmo um risco. Quem nos garante que estaremos vivos muito mais tempo? Quem nos transmite a confiança necessária na busca de incessantes respostas, que procuramos dia a dia para melhorar o nosso futuro? Quem nos garante que iremos ter sempre alguém do nosso lado, a debitar conselhos úteis para nos melhorarmos enquanto pessoas? Ninguém. Por isso, o risco deve ser um fator essencial á nossa eterna luta na busca por algo melhor. E esse algo melhor pode ser revestido de sonhos e realidades imutáveis, que sem detença deve ser conseguido, com espírito de missão e sacrifício, que caracteriza os vencedores deste planalto em que nos encontramos.
Arriscar é um principio daqueles que ousam e que não se resignam, perante as adversidades desta vida. A eterna opacidade num discurso motivador, não é de todo saudável na conquista pelas nossas aspirações e como tal, o fator nulo da soma das virtudes que nos completam enquanto seres viventes, tem de começar a ter um resultado palpável .
Qual a razão porque temos medo em arriscar? O não para além de estar garantido, é também ele um fator motivador porque nos "obriga" a ir descobrir o sim que nos falta para sermos felizes. Mas será que a felicidade é um bem único e fundamental ? Ou será apenas, um dos muitos pontos de interrogação a que precisamos de aceder, colocando um ponto final para assim prosseguirmos caminho na busca das nossas ambições?
Arriscar sem petiscar , parece ser o mote porque nem  sempre o petisco é tido como um objetivo finalizador. Colocar å prova as nossas capacidades, no delineamento das respectivas metas e "goals" , é o segredo para se conseguir evitar uma trânsfuga que a pouco e pouco rebente o dique do nosso navio , onde calmamente levamos o nosso futuro.
A vida é só uma, e por mais que queiramos fugir dos riscos a ela associados, vamos sempre dar de caras  com uma parede de desafios que teremos de enfrentar e nunca contornar.
O contorno de um obstáculo, na realização de um sonho, é o ponto de partida para um fim sem retorno. Sonhar, Ambicionar, Determinar e Conquistar: são estas as valências pelas quais teremos de reger a nossa existência , pois sem rumo definido e sem conquistas á vista, seremos apenas meros indivíduos , a passear a sua passagem por uma alma sem significado. Arrisquemos sempre, nem que para isso tenhamos de petiscar mais tarde. Afinal, alguém nos prometeu um paraíso de oportunidades? Não : simplesmente, um "inferno" de problemas revestidos de soluções que temos de desbloquear.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.