terça-feira, 19 de maio de 2015

Aberrações que o impingido des/acordo tece


Volto novamente ao nome do país dos faraós chamado Egipto, que agora se escreve Egito, apesar dos habitantes naturais do respectivo país continuarem a ser egípcios.
E sou do tempo de que, quando nos referíamos a uma concreta rua, avenida, largo, etc., o nome da rua, e assim sucessivamente, começava por letra maiúscula – Rua do Sol – e não rua do sol.
E o nome dos pontos cardeais? Também passaram a ser escritos com letra minúscula. Todavia, induz em erro o mesmo ponto cardeal que usa dois vocábulos – Este e Leste – e que se lêem com o ‘e’ aberto no início, com o pronome demonstrativo este, e leste como forma verbal do verbo ler, em que o mesmo ‘e’ é lido com prenúncia fechada.
E já agora o que dizer de um estabelecimento de venda de aparelhos ópticos – lentes e óculos, etc. – que tem o ‘p’ no seu nome comercial e que agora passou a fornecer serviços e produtos óticos? Isto é, será que mudou o negócio de resolver problemas auriculares, logo, de ouvidos, em vez de óculos?
Porque, afinal, ÓTICO – vocábulo relativo a ouvido – não é o mesmo que ÓPTICO – referente a visão!
Finalmente, nestes últimos dias de calor, não fui de fato para a praia para me refrescar.


José Amaral

2 comentários:

  1. A aprovação deste Acordo Ortográfico está na linha da destruição do país, que um grupo de imbecis, disfarçados de intelectuais e acolitados por outros imbecis disfarçados de políticos, nos têm submetido há umas décadas. Ignorantes, querem deixar as suas marcas e fazer coisas, mas como o seu intelecto é inferior só fazem borrada. Temos de os aturar porque o poder é deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poder é deles, porque há um povo que estupidamente os elege. Por isso, ( na minha modesta opinião) não temos de os aturar. Temos é a obrigação de os combater. caso contrário seremos por inacção, cúmplices da situação.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.