quarta-feira, 13 de maio de 2015

E como hoje esteve muito quente, me perguntaram: você foi de fato à praia?


Entrou agora com força de Lei o generalizado e desacordado desacordo ortográfico, que é nem mais nem menos o Novo Português importado do Brasil, com a anuência catedrática do desiluminado prof. Malaca Casteleiro.
Este novo mal falante e pior escrito Português está despido da língua que outrora lhe deu origem – o Latim -, e actualmente vestido com as cores de um qualquer fio dental.
Assim, vejamos alguns exemplos - de antes, com a capa do Latim e, agora, à luz do nu fio dental: actor/ator – factor/fator – baptismo/batismo - tacto/tato – reactor/reator – sector/setor – protector/protetor – selecção/seleção – exacto/exato – excepção/exeção – óptimo/ótimo, para além de outros factos/fatos, e assim sucessivamente.
Mas com o caso de Egipto – agora sem pê, chegou-se ao topo da ‘malacatada’, dado que os seus habitantes vão continuar a usar o pê como antes, isto é, usando um espécie de burqa para contento do Oriente e para a nudez verbal dos nossos irmãos da outra banda do Atlântico.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.