segunda-feira, 25 de maio de 2015

Histeria colectiva!

Não sou economista, não sou gestora, menos ainda política; sou apenas uma profissional que tenta multiplicar os seus rendimentos do trabalho, o que cada vez se torna mais difícil...
Como ser pensante dei por mim há pouco tempo em Lisboa, em plena Estação do Oriente, observando a fila de formiguinhas (leia-se pessoas) que corriam para tentar apanhar os diversos comboios de regresso a casa numa sexta-feira igual ao que julgo serem todas as sextas-feiras na capital deste pequeno pais. Concluí que as segundas-feiras também serão iguais e as terças e quartas e … por aí fora.
Mas o que me surpreendeu não foi este bulício; em qualquer cidade deste país acontece um pouco disto. O que me surpreendeu e deixou chocada, foi verificar que se concentram na capital todos os dias, gentes oriundas do resto do país e que vão a Lisboa para reuniões pontuais, ou por toda uma semana, regressando a casa no fim-de-semana.
Ou seja: sempre se disse que os políticos e os artistas para fazerem carreira teriam que mudar-se para Lisboa!
Nesta altura qualquer “artista” de uma qualquer profissão, por força da actual conjuntura deve estar preparado para marchar para Lisboa tão rapidamente quanto lhe ordene a entidade patronal.
Significa isto que, para além das empresas de viagem: aviões, autocarros, comboios, também os restaurantes, hotéis, toda a restauração em geral, ficam a ganhar relativamente ao comércio e serviços no resto do país.
Neste momento qualquer carruagem de comboio, qualquer autocarro, qualquer avião é uma espécie de filial de empresas sediadas em Lisboa.
Mas afinal ninguém faz contas? - é mais barato pagar todas estas deslocações ou manter fisicamente as empresas nos seus locais, usando as tecnologias tão vulgarizadas para estas reuniões “urgentes” e presenciais?
Para além de todo o stress gerado, cansaço físico que é contraproducente para os resultados a atingir.
Em qualquer workshop sobre estes assuntos fica bem na fotografia apelar ao bom senso, defendendo a qualidade de vida das pessoas que trabalham.
Depois, é injusto para o resto do país porque uma boa parte dos salários de todos estes profissionais fica em Lisboa.
Culpo as empresas que, dizendo uma coisa e fazendo outra, centralizem desnecessariamente e com custos a todos os níveis elevados, mas culpo ainda o poder politico pela inércia em corrigir estes centralismos, eventualmente convenientes…
Assim até me parece inteligente que se encerrem escolas, centros de saúde e tribunais no resto do país; afinal tudo o que é importante passa-se em Lisboa. O zé de Lamego se quiser visitar a prima em Lisboa, dificilmente arranjará um hotel na capital; até um lugarzinho no comboio se não for com alguma antecedência e pela internet, mas como o Zé percebe pouco disso, começa a tornar-se difícil.
Vivemos de virtualismos. O pé no chão; o contacto com a realidade; a coragem de corrigir os erros; a vontade de dignificar todo o país com as suas mais valias, sejam profissionais, empresas, lazer, não existe!
Quando eu era muito pequena dizia-se” Portugal é Lisboa, o resto é paisagem”, afinal o que mudou?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.