terça-feira, 19 de maio de 2015

Humoristas que pedem desculpa

Parece que está a ficar na moda os humoristas pedirem desculpa por serem engraçados. Não sei de onde é que vem a moda, mas já vi muita boa gente, a desculpar-se das coisas que já escreveu ou até mesmo das piadas que já utilizou. E eu continuo aqui, sem perceber de onde é que vem essa moda, essa mania estúpida de pedir desculpa pela utilização de ironia ou até mesmo por simples piadas.
Portanto, temos aqui um problema: ou os humoristas estão a ficar uns autênticos bananas ou o público que normalmente assiste ou segue quem o faz, está a ficar muito sensível. Sensível talvez não seja o termo correcto, porque em pleno século quem não aceita uma piada (de bom ou de mau gosto) é simplesmente um verdadeiro retardado. E não há que pedir desculpa por isso.
Concordo que nem toda a gente aceita qualquer tipo de humor.
Tudo bem, não somos todos iguais, não temos os mesmos gostos nem todos temos a mesma capacidade de encaixe. Há temas que somos mais sensíveis, não digo que não, mas daí a alguém pedir-me desculpa antes de um espectáculo de humor começar, porque poderá existir piadas “fortes”, é um pouco estúpido já para não dizer absolutamente angustiante.
Não me esqueci do movimento ‪#‎somostodoscharlie‬ nem da maioria que aderiu à moda ser capaz de aguentar uma piada relacionada com a sua religião sem insultar. Sei perfeitamente que há pessoas que não aceitam que se brinque com certos assuntos, desde política, religião ou até mesmo futebol. Mas se as pessoas não querem ouvir ou ler coisas sobre isso, são elas que têm de tomar essa posição e afastar-se de quem o faz.
Dito isto: justificar uma piada é o pior que se pode fazer e pedir desculpa é mil vezes pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.